CDL Brusque realiza palestra sobre câncer de pele

Na manhã de quinta-feira, 14 de dezembro, colaboradores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) participaram de uma palestra com a dermatologista Dra. Martina Dalcegio Cavalca.

A ação faz parte da campanha Dezembro Laranja, que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de pele. A palestra foi voltada para todos os colaboradores da entidade, mas principalmente, para os monitores da Área Azul, que diariamente fazem seus trabalhos expostos ao sol.

Durante o evento, a dermatologista reforçou a importância do uso do protetor solar todos os dias. Ela também explicou a diferença entre os tipos de câncer de pele e como identificar os primeiros sinais da doença.
De acordo com a médica, o câncer de pele é bastante comum e corresponde a 30% de todos os tumores malignos. O melanoma, tipo mais perigoso deste tipo de câncer, é responsável por 4% dos tumores malignos da pele e por 77% das mortes causadas por câncer de pele.

Entretanto, Dra. Martina lembrou que, apesar de ser mais comum, o câncer de pele não-melanoma pode ser curado com facilidade se detectado precocemente.

"O câncer de pele é uma doença de fácil prevenção. Quanto antes ele é descoberto, mais fácil é o tratamento. Muitas vezes, só remover a lesão já basta. Quando é um melanoma, que é um tipo mais agressivo, ele pode se comportar como um câncer interno, então é muito importante saber da gravidade e da importância dessa detecção precoce também", explicou.
Dra. Martina destacou também a iniciativa da CDL Brusque em proporcionar conhecimento para seus colaboradores, principalmente para os monitores da Área Azul, que atuam expostos diariamente. "O câncer de pele é muito comum na nossa região, então é muito importante que os trabalhadores que estão expostos ao sol, tenham informação, entendam que passar o filtro solar e reaplicá-lo é fundamental", acrescentou. 

Marina Rezende da Silva atua há 15 anos na Área Azul. Hoje ela é a supervisora da equipe, mas também faz o trabalho de fiscalização na rua. Para ela, participar das ações que a CDL Brusque realiza é um grande aprendizado, principalmente quando o assunto é prevenção a doenças. "É muito bom ter a oportunidade de ouvir a médica. Hoje usamos a sombrinha, alguns usam a camisa pra se proteger, e todos usamos protetor solar antes de sair e reaplicamos durante o almoço para todos estarem protegidos o dia todo", comentou.

Ações de conscientização
A coordenadora administrativa e responsável pelo setor de RH da CDL Brusque, Beatriz Martins Daltroso, afirma que ao longo do ano, a entidade apoiou as causas do Outubro Rosa e Novembro Azul, e para encerrar 2023, trouxe informações sobre o Dezembro Laranja.

"Os nossos colaboradores da Área Azul são expostos todos os dias ao sol. Já temos o cuidado no dia a dia, com os EPIs, mas achamos importante trazer também a conscientização, focando no autocuidado. Um colaborador saudável, desempenha bem sua função e trabalha mais feliz", considerou. 
A coordenadora também destaca que a palestra faz parte do trabalho realizado na entidade para fortalecer a equipe. "Ao longo do ano realizamos várias ações internas para promover o entrosamento entre os colaboradores da Área Azul e a equipe interna da CDL. Fazemos essas ações para eles se sentirem motivados, pertencentes à entidade, que é algo muito importante", completou.

Arte pintada em muro da UNIFEBE retrata os 50 anos de história da instituição

A história expressada na arte do pintor Lucas Nouals Ordonez Hyarup retrata no campus Santa Terezinha os fragmentos da trajetória dos 50 anos da Fundação Educacional de Brusque – FEBE. O mural, idealizado pelo projeto Sem Muros, em parceria com a UNIFEBE, foi entregue oficialmente à comunidade acadêmica e escolar nesta sexta-feira (15).  Para transformar em arte a história da instituição pioneira no ensino superior de...
Continuar lendo...

IMA divulga segundo relatório de balneabilidade da temporada

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga nesta sexta-feira,15, o segundo relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 145 estão próprios para banho, o que representa 60,92%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77,01%. O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28...
Continuar lendo...

Árvore de Natal é furtada em invasão de domicílio no litoral catarinense

Um episódio inusitado e lamentável de furto chocou recentemente os moradores do bairro Morretes, em Itapema, onde um pinheiro de Natal foi alvo de roubo em uma residência na rua 422. A proprietária da casa, Bibiana, atualmente em processo de mudança para o bairro Morretes após a aposentadoria, compartilhou com visível tristeza os detalhes do ocorrido. Essa não foi a primeira vez que Bibiana enfrentou problemas dessa natureza;...
Continuar lendo...