Na tarde desta sexta-feira (1), o vereador Jocimar dos Santos passou por uma audiência de custódia após ser preso no final da tarde de quinta-feira (30) acusado de um esquema de rachadinha. O juiz que presidiu a audiência estabeleceu uma fiança no valor de 30 salários mínimos, totalizando R$ 39.600, para que Jocimar seja liberado e responda ao processo em liberdade. Além disso, ele não poderá participar das sessões da Câmara e será monitorado eletronicamente.
Durante o período da tarde, a equipe de reportagem da Rádio Cidade esteve no Fórum de Brusque, aguardando do lado de fora da sala onde ocorria a audiência para obter informações sobre a decisão do juiz Frederico Andrade Siegel. Em uma sessão que durou menos de 15 minutos, o magistrado proferiu sua decisão e estabeleceu a fiança.
Inicialmente, a reportagem não conseguiu obter informações no local, nem com os advogados, que optaram por não se pronunciar sobre o caso ou a decisão. No entanto, nos bastidores, foi apurado que o juiz fixou a fiança no valor de 30 salários mínimos para que o vereador, atualmente detido, seja liberado e responda ao processo em liberdade.
A fiança tera que sera paga da seguinte maneira 50% agora para que ele seja solto, e a outra metade até segunda-feira (4), ate as 19h. Além disso, ele não poderá participar das sessões da Câmara e será monitorado eletronicamente. Também está proibido de se aproximar de vereadores suplentes.
Nos bastidores, observou-se uma corrida para buscar os valores necessários, uma vez que o vereador busca sua liberdade.