No mês de novembro, o diretor Thiago Alessandro Spiess, da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Dr. Carlos Moritz, localizada no bairro Zantão, foi agraciado com duas premiações destacadas por seus projetos inovadores.
O primeiro reconhecimento ocorreu na Premiação Vale Europeu de Boas Práticas, onde o projeto "Conexões Literárias" se destacou. Já o segundo prêmio foi conferido no evento "Conectando Boas Práticas 2023" pelo projeto "Pensamento Computacional, Linguagem de Programação e Robótica Educacional como Estratégia Metodológica".
O diretor expressa sua alegria pela conquista e ressalta que esses resultados transcendem a esfera das premiações. "Esses trabalhos representam uma mudança na cultura metodológica de nossa unidade, impulsionando não apenas o desempenho acadêmico dos alunos, mas também promovendo uma transformação na abordagem educacional", afirma Thiago.
"Olhando para o futuro, estamos comprometidos em manter essa trajetória de inovação e excelência, consolidando nosso papel como agentes de transformação no cenário educacional. Esses reconhecimentos externos evidenciam o potencial de nossa equipe de profissionais e reforçam a importância do papel do gestor escolar na liderança da unidade escolar", conclui o diretor.
Projeto "Conexões Literárias"
Desenvolvido em colaboração entre a equipe gestora, a monitora da sala de leitura e os professores, o projeto adotou uma abordagem multifacetada, estruturando suas ações em fases interconectadas. Incorporando elementos inovadores, como contações de histórias interativas, gamificadas e contações virtuais em parceria com o Observatório Social de Brusque, o projeto destacou-se pela habilidade de envolver os estudantes em narrativas envolventes e abordar questões sociais relevantes.
Outras iniciativas notáveis incluíram o "Cosplay Literário", o projeto "Estante Mágica" para incentivar a escrita, eventos familiares como o "Chá Literário" e a "Noite de Autógrafos", além de oficinas de "Lettering" para aprimorar habilidades artísticas. Projetos de leitura específicos por turma imergiram os alunos nas obras de autores renomados, estimulando conexões emocionais e fomentando a criatividade literária.
Projeto "Pensamento Computacional"
Essa iniciativa, que já se estendeu por todas as unidades de Brusque, teve origem na EEF Dr. Carlos Moritz. A inovação visa preparar os alunos para os desafios do século XXI, onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais crucial em diversas áreas da vida.
O "Pensamento Computacional" refere-se à habilidade de resolver problemas, projetar sistemas e compreender o comportamento humano, aproveitando os conceitos fundamentais da computação. Geralmente, é ensinado nas escolas para desenvolver habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamento lógico, abstração e algoritmos.