Alunos de medicina realizam projetos em Postos de Saúde de Guabiruba

Durante o semestre, os estudantes da 5ªa fase do curso de medicina da Unifebe, que participam de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram encorajados a se envolver ativamente nos serviços de saúde locais, especificamente nas unidades do Aymoré e Guabiruba Sul, para identificar demandas e criar projetos de intervenção que visam a solução de desafios na saúde pública.

Sob a coordenação da médica Sarah Moser, a turma teve sua atenção voltada ao excesso de consultas relacionadas a dores lombares agudas e crônicas. Após uma pesquisa aprofundada e estudos sobre o tema, descobriram que até 85% desses casos estão associados à fraqueza muscular e à falta de alongamentos, e que poderiam ser prevenidos.

Os alunos então se dedicaram a buscar maneiras de incentivar os pacientes a adotarem tratamentos não medicamentosos, como exercícios e alongamentos em casa. Assim, os acadêmicos criaram não apenas um panfleto informativo e fácil de compartilhar, mas também aderiram um código QR que, quando escaneado, direciona para vídeos explicativos sobre o modo correto de fazer os alongamentos e demonstrando os movimentos recomendados.

Para Ryan Bossa, estudante que auxilia no projeto, a iniciativa é de grande importância e muita eficiência. “A produção da cartilha envolveu uma abordagem multidisciplinar, com revisão científica, colaboração de profissionais de saúde e adaptação a demanda dos pacientes [...], promovendo o bem-estar e uma melhor qualidade de vida na comunidade atendida" afirma o estudante.

A Secretária de Saúde, Amanda Kormann, elogia a proatividade dos estudantes e enfatiza a importância da presença deles nas Unidades Básicas de Saúde. “A integração dos estudantes com a equipe de ESF e com a comunidade tem sido muito positiva, traz um serviço mais efetivo e de melhor qualidade”, ressalta, e afirma que tais atendimentos “proporcionam a criação de projetos como esse, que ajuda a absorver a demanda e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”

Este projeto destaca o comprometimento dos alunos com a melhoria da saúde local, mas também ressalta a importância da inovação e colaboração na busca por soluções cada vez mais eficazes em parceria com o sistema de saúde pública. Confira abaixo o material desenvolvido pelos alunos.

Polícia realiza prisão de homem por tráfico de drogas no Limeira

Na tarde desta quarta-feira (22), policiais civis da Divisão de Investigação Criminal - DIC de Brusque, cumpriram um mandado de busca e apreensão no bairro Limeira, em Brusque. A ordem judicial é decorrente de investigação iniciada para apurar o envolvimento de um homem com o tráfico de drogas no referido bairro, conforme elementos angariados no inquérito policial. No decorrer da busca foram apreendidas porções...
Continuar lendo...

Mesmo com chuvas, Fenarreco tem quase R$ 130 mil de lucro

As chuvas foram persistentes, mas os números finais da 36ª edição da Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) indicam que o tradicional evento brusquense ocorreu sem grandes problemas e com melhorias na organização. Durante os 15 dias de festa, cerca de 90 mil pessoas passaram pelo Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, gerando uma receita total de R$ 1.822.922,09. As despesas subiram em relação ao último ano,...
Continuar lendo...

(URGENTE) Mulher esfaqueia homem na calçada, em Brusque

Um homem foi levado ao hospital de Azambuja, após ser esfaqueado na tarde desta quarta-feira (22) em Brusque. O fato ocorreu por volta das 16h15, na rua Sete de Setembro, no bairro Santa Rita. Conforme informações obtidas pela reportagem da Rádio Cidade com uma pessoa que estava no local, quando os socorristas dos bombeiros chegaram encontraram a vítima caída na calçada. O homem estava consciente, apresentando ferimento na região das...
Continuar lendo...