"Vidal Ramos viveu uma manhã de bastante terror, de bastante sustos".
Foram essas palavras que o prefeito de Vidal Ramos, Nelson Back, usou para descrever o que a cidade está vivendo nas últimas horas devido às chuvas.
Na tarde desta quinta-feira (16), a reportagem da Rádio Cidade entrevistou o prefeito para saber como estava a cidade após o temporal e se ainda estava chovendo. Nelson informou que mais de 100 milímetros de chuva já caíram nas últimas horas.
"Vidal Ramos vive hoje, com certeza, uma manhã de bastante terror, de bastante, porque tivemos, nas últimas 24 horas, aqui no Centro da cidade, a precipitação de 100 milímetros de chuva. E sendo que, nas cabeceiras, na comunidade de Fazenda Rio Bonito, Molongu, São Domingos, Campestre, esse índice deve ter sido ainda maior. Isso porque o centro da cidade teve uma entrada histórica de água na Avenida Jorge Lacerda, aqui no centro. Historicamente, o rio não sai da calha, e desta vez ele saiu, invadindo propriedades, estabelecimentos comerciais, residências e, consequentemente, outras ruas nas adjacências também", comentou o prefeito.
Nelson explicou que, após a alta histórica do rio, ele baixou rapidamente devido à velocidade com que a água fluía. Ele também mencionou que as previsões não são muito animadoras, pois pode chover nas próximas horas e dias.
"O rio logo baixou. O nosso rio tem muita velocidade. Em questão de 40 minutos, uma hora, ele baixou. Agora, voltou a chover no período do meio-dia; está chovendo fraco agora também. Mas as previsões não são muito animadoras, porque a chuva deve persistir; ela deve continuar. E isso nos preocupa sobremaneira, porque agora o terreno está totalmente muito encharcado e, como temos um relevo muito acidentado aqui em toda a região, a partir de agora os deslizamentos serão cada vez mais frequentes, fechando às vezes curvas de rios, fechando valas, obstruindo estradas. Então, tudo isso é muito preocupante", comentou.
Por fim, ele comentou que, felizmente, os estragos foram apenas materiais
"Mas tivemos apenas danos materiais, danos físicos. Não tivemos nenhuma perda humana, nenhum machucado, apesar de todo o transtorno. Por precaução, suspendemos as aulas hoje e amanhã devido ao transporte escolar, que tem muita dificuldade para rodar. Também o atendimento da Unidade Básica de Saúde está suspenso hoje à tarde, funcionando apenas o plantão 24 horas do nosso hospital. Todas as equipes do setor de obras, defesa civil, trabalham agora no restauro e na limpeza, especialmente na limpeza do perímetro urbano", concluiu o prefeito de Vidal Ramos.