O Fórum da Transparência e Gestão Compartilhada deste ano, realizado no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), foi marcado por uma notícia positiva para o município.
Na oportunidade, o Controlador-Geral do Município, Daniel Felício, anunciou a adesão da cidade ao programa de integridade e compliance da AMVE (Associação de Municípios do Vale Europeu). Em um evento diversificado, que reuniu acadêmicos, servidores públicos e representantes da sociedade civil, Felício ressaltou a importância dessa iniciativa para a administração pública, destacando a direção correta tomada por Brusque nesse compromisso.
“Tivemos um saldo realmente extremamente positivo”, comenta Felício. “ Esse ano, quem tratou de integridade e compliance de forma aprofundada, com experiência, foi o gerente de Integridade e Compliance da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Carlos Petiz”. “Para os servidores públicos presentes, foi um momento crucial, sendo a primeira vez que o tema foi abordado de forma tão aprofundada. A adesão ao programa de integridade e compliance da AMVE é uma medida fundamental para a administração pública, e Brusque se destaca ao implementar essa iniciativa”, salienta.
Felício enfatizou a relevância de construir uma gestão transparente e ética, ressaltando que a adesão ao programa representa um compromisso sólido com a integridade, fortalecendo a confiança da comunidade nas ações do governo local.
O que é compliance
Em um sentido geral, compliance é seguir um conjunto de regras. Em outras palavras, para que um negócio ou empresa opere legalmente, ele precisa estar em conformidade com os padrões, leis, regulamentos e conduta ética específicos do setor que se aplicam ao seu negócio.
Desse modo, o significado de compliance, tanto interna como externa, inclui políticas e procedimentos, bem como leis federais e estaduais, ajudando a empresa ou organização a prevenir e detectar violações de regras.