Entre outubro e novembro, Guabiruba recebeu a visita do grupo de jovens alemães, que participam do intercâmbio cultural realizado entre a cidade de Guabiruba e o distrito de Karlsruhe, no estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.
Conforme relatos, os intercambistas alemães conseguiram aproveitar ao máximo a estadia, elogiando a diversidade de frutas e adquirindo produtos locais. Alguma das programações planejadas não aconteceram devido ao tempo chuvoso. Mesmo assim, eles conseguiram tirar proveito dos passeios.
As professoras alemãs se demonstraram impressionadas com a beleza da cidade. Além disso, elas não pouparam elogios à Fenarreco e Oktoberfest, festas tradicionais da região que que celebram a tradição germânica. A gastronomia regional e a hospitalidade dos moradores também foram enaltecidas. Durante a estadia, os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer as escolas locais, como Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt e Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, e elogiaram a qualidade da educação e o comportamento dos alunos durante sua visita.
O dia da despedida, 1º de novembro, foi um momento de muita emoção. Alguns dos intercambistas já estavam fazendo planos para se reencontrarem, destacando o forte vínculo e amizade que se formou durante essa experiência.
A professora Veluma Westarb, responsável pelo grupo de intercambistas de Guabiruba, expressou sua gratidão pelo programa. "O intercâmbio é uma oportunidade única que o nosso município proporciona aos alunos e aos professores participantes. Tivemos a oportunidade de vivenciar a cultura alemã e conhecer lugares impressionantes enquanto estávamos lá, e é muito bom poder retribuir toda a hospitalidade que recebemos. Tenho certeza que os laços criados durante esta experiência serão duradouros," pontua a professora.
O Intercâmbio Cultural Brasil – Alemanha acontece desde 2013. É uma parceria entre Guabiruba e o distrito alemão de Karlsruhe, que visa manter um vínculo afetivo entre os cidadãos, uma vez que o município foi fundado pelos alemães vindos daquela região.