O selo da Editora da UNIFEBE estará impresso em mais uma importante obra histórica do estado. Na tarde desta quinta-feira (26), a instituição firmou parceria com a Associação Beneficente Besenello, de Nova Trento, e com o autor italiano Renzo Maria Grosseli, para diagramar a reedição do livro “Vencer ou Morrer”. O título sobre a imigração italiana em Santa Catarina foi lançado em 1986 na Itália e, em 1987, no Brasil. O intuito é que o material seja relançado até 2025, quando será comemorado os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
“A parceria firmada com a Editora da UNIFEBE é, particularmente, excepcional também para mim como autor. A nova edição do livro terá apenas algumas atualizações, principalmente ortográficas, mas o objetivo é que ela continue desempenhando esse papel de preservação histórica das primeiras raízes italianas no país, em especial aqui em Santa Catarina”, pontua o autor.
A reedição do material será diagramada pela Editora da UNIFEBE. Já a impressão, explica o presidente da Associação Beneficente Besenello, Orivan Jarbas Orsi, será custeada pela própria entidade. “A UNIFEBE entrará com a expertise técnica e com a credibilidade científica. Quando falamos de história e de cultura, a universidade é o ponto de referência e com esse livro, em parceria com a instituição, levaremos um pouco mais do que somos para as novas gerações”, destaca Orivan.
Em reitoria, o autor conversou com a reitora, professora Rosemari Glatz, com o vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini, com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva, com a coordenadora da Editora da UNIFEBE, professora Arina Blum e com o assessor jurídico da UNIFEBE, professor Ronaldo Uller. Também participaram do encontro o presidente da Associação Beneficente Besenello, Orivan Jarbas Orsi, e pelo tesoureiro da entidade, Moisés Cipriani.
“Para a nossa instituição é um privilégio contribuir com esse resgate histórico e cultural da imigração italiana no nosso estado. Os livros eternizam esses marcos e a UNIFEBE, universidade de Brusque, ao reeditar esse material, devolve para a comunidade os fragmentos da sua própria história”, ressalta a reitora.