A equipe do Brushand,de Brusque, liderada pelos professores Anderson Silva, Franciele Chemeres Cunha e Luciano Furtado, foi à cidade de Jaraguá do Sul na quinta-feira (19) para jogar a primeira fase da Liga SC de Handebol. Com a desistência de dois municípios, Florianópolis e Joinville, a competição contou com a presença de quatro cidade participantes: Brusque, Jaraguá do sul, Itajaí e Antônio Carlos.
No ano de 2022, Brusque venceu todas as etapas da Liga SC, se tornando campeã estadual de forma invicta.
Neste ano de 2022, em busca do bicampeonato, o Brushand, com toda equipe renovada do ano anterior, jogou com 90% do time sub 9/10, sendo a idade abaixo dessa categoria que é sub 12.
Os resultados foram os seguintes:
Brusque 06 x 06 Jaraguá do sul
Brusque 26 x 03 Antônio Carlos
Brusque 09 x 12 Itajaí
Brusque 18 x 06 Antônio Carlos
Segundo o site oficial da liga SC de Handebol, “Brusque se destacou e garantiu a terceira colocação, demonstrando que a equipe tem um futuro brilhante no handebol. O time fez jogos parelhos contra os primeiros colocados, onde empatou com a equipe campeã na fase inicial e foi derrotada por Itajaí por 12 X 9. Contra o HAC do município de Antônio Carlos da região da grande Florianópolis obteve duas boas vitórias.”
Para o professor Anderson Silva, o fato de estar jogando com meninos tão novos, com a idade abaixo da categoria, mas tão determinados foi algo muito gratificante.
"Nessa idade, o fator tamanho e força dos atletas contam muito, nossa equipe era uma das menores em quadra porém como jogam bem posicionados e com jogadas bem planejadas. Eramos favoritos ao bicampeonato, porém, no terceiro jogo tivemos alguns erros dentro de quadra, num jogo decisivo, muito pé na linha, no qual não valida os gols, erros de passes e setes metes (o famoso pênalti do handebol), no qual resultou numa derrota de três gols de diferença para nossos vizinhos, a tradicional escola de Handebol de Itajai. O que nos deixa motivados é que esse ano levamos uma equipe nova e que 90% dessa ainda joga essa categoria por mais dois a três anos. Então, sabemos que estamos no caminho correto na formação desses atletas", destaca ele.
Com a terceira colocação, o Brushand classificou-se para a final da Extra Liga SC, que ocorrerá em dezembro, à qual ainda não tem município sede definido.
Resultado do pódio:
Campeão - Jaraguá do Sul
Vice-vampeão - Itajaí
Terceiro lugar - Brusque
O time do Brushand atende crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de forma social em polos escolares como na escola Gonzaga Stainer, Feliciano Pires e Augusta Knorring. A participação é aberta para toda comunidade escolar brusquense.
A equipe competi em 4 categorias miniHand sub9/10, mirim 12, infantil 14 e cadete/juvenil15, 17.
Conforme os atletas se destacam nos polos são chamados para treinar aos fim de semana na Arena Multiuso e na ADR para compor as equipes de base que representam o município em competições oficiais estado a fora.