Governardor se reune com ministros para agilizar recursos para cidades atingidas pelas chuvas

Garantir recursos de maneira célere para ajudar os municípios atingidos pelas fortes chuvas no trabalho de reconstrução. Este foi o tema central de uma reunião, neste sábado, 21, entre o governador Jorginho Mello, o ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, prefeitos e coordenadores das Defesas Civis das 53 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).

Líderes da sociedade civil e secretários de Estado também participaram do encontro na sede da Associação dos Municípios do Vale Europeu, em Blumenau.

A região do Vale do Itajaí foi uma das mais atingidas pela enchente. O governador do Estado, Jorginho Mello, disse que a situação ainda é delicada. Apesar das chuvas volumosas terem dado uma trégua, parte de cidades ainda está debaixo d’água.

“Ontem estive em Três Barras e percorri alguns bairros e um abrigo da cidade onde estão 400 pessoas. Ainda temos muito o que fazer, mas destaco aqui a ação efetiva das nossas forças de segurança quanto ao alerta das chuvas e a pronta resposta. O Governo do Estado alertou os moradores evitando que a situação se agravasse e durante as chuvas agiu rapidamente”, ressaltou o governador.

O governador também agradeceu a presença do ministro ao estado e disse que todos estão trabalhando juntos para ajudar as vítimas do evento climático.

“Queremos deixar tudo claro para que os gestores possam realizar os planos de ação de forma correta e assim receberem os recursos rapidamente. Somos um povo que não se entrega e tenho certeza que, em breve, vamos ter nossas cidades restabelecidas”, disse o governador.

:: Confira aqui mais fotos da reunião

O intuito do encontro, organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), serviu para debater medidas emergenciais do governo federal para os municípios atingidos, visando a rápida recuperação e minimização dos danos causados pelas chuvas intensas.

“A prioridade do Planalto é a resposta federal às tragédias em função das chuvas em Santa Catarina. Estamos aqui em parceria com o Governo do Estado e com os municípios nesse momento difícil. Vamos fazer uma força-tarefa para agilizar a reconstrução das cidades e garantir os recursos federais para o Estado. Foi um dia para ouvirmos todas as demandas e poder articular essa ajuda com os ministérios e com o Congresso Nacional”, disse o ministro Padilha.

O ministro também falou da importância dos municípios se organizarem formalmente para o recebimento de recursos.

“O apoio de recursos da defesa Civil Nacional depende do plano de ação. Nos últimos dias nós encaminhamos técnicos para Santa Catarina para ajudar os municípios. E estamos aqui novamente para tirar todas as dúvidas “, reforçou o ministro.

Na segunda-feira, 23, a Assistência Social de SC promove uma capacitação para orientar municípios afetados pelas chuvas na busca de recursos federais. Saiba aqui como participar e acompanhar as explicações.

Para os prefeitos essa conexão mais próxima com o governo facilita a alocação de recursos provenientes dos ministérios. O prefeito de Blumenau e presidente da AMVE, Mário Hildebrandt, reforçou a necessidade dos poderes de caminharem juntos para uma resposta mais efetiva.

“Hoje foi um dia importante, porque estivemos reunidos para discutir um assunto tão sério e recorrente em Santa Catarina que são as enchentes. Estamos buscando soluções para minimizar a burocracia e agilizar os recursos. E também abordando assuntos como obras que possam evitar novas cheias. São necessárias obras estruturantes, e estamos trabalhando para isso”, disse o prefeito.

No encontro deste sábado, também estiverem presentes o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Armando Schroeder; o comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza; a secretária de Estado da Saúde; Carmen Zanotto; e a secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders. Alexandre Padilha foi o terceiro ministro a visitar Santa Catarina em meio à situação de emergência em decorrência das chuvas.