A segunda edição do Dia D Ecoponto deste ano, realizada nesta quinta-feira, 28 de setembro, no estacionamento do Sesc, recolheu 1,7 tonelada de pilhas, baterias e lixo eletrônico. A ação é promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), em parceria com a Fundema, Samae, e Sesc.
Durante todo o dia, foi possível fazer o descarte de diversos materiais que não podem ser depositados no lixo comum. Além das pilhas e lixo eletrônico, foram recolhidas 1.224 lâmpadas, cinco pneus e 113 esponjas.
“Esta é uma ação relevante para o município, porque possibilita essa ponte de logística reversa para os resíduos eletrônicos, pilhas e pneus, contribuindo para que esse tipo de resíduo não vá para os nossos rios e terrenos baldios e aumente a vida útil dos aterros”, destaca Viviane Michele Lemes, do setor de educação ambiental da Fundema.
Além de promover o descarte correto dos resíduos, o Dia D Ecoponto também é uma forma de contribuir com educação ambiental. “As crianças do Sesc passaram por aqui, aprenderam um pouco sobre cada resíduo, sobre o tempo de decomposição, o que acaba impactando em vários objetivos de desenvolvimento sustentável”, diz.
Integrante do Núcleo de Gestão Ambiental, Valentim Odisi destaca a aceitação da população no Dia D Ecoponto. “A iniciativa cresceu bastante, o movimento de pessoas procurando fazer o descarte é maior de um evento para o outro. As pessoas já estão criando consciência sobre a importância de dar o destino correto para o lixo eletrônico, lâmpadas e pilhas”.
André Kohler Klabunde também integra o Núcleo de Gestão Ambiental e participou pela primeira vez do Dia D Ecoponto. “Essa é uma ação muito importante realizada pelo nosso Núcleo. Dá para perceber que as pessoas estão guardando seus resíduos e esperando esses momentos para fazer o descarte correto”.
Eu ajudo na lata
Além dos resíduos, o Dia D Ecoponto também recolheu lacres de latinhas e tampinhas de garrafa para a campanha “Eu ajudo na lata”, que tem como objetivo recolher esses materiais para vender e transformar o valor arrecadado em cadeiras de rodas adaptadas para doação. A campanha é uma parceria entre a ACIBr e a Unimed. “Foi uma surpresa muito boa. Arrecadamos um número muito bom de tampinhas e lacres de latinhas. Além da função ambiental estamos também cumprindo uma função social”, destaca Viviane.
Os números do Dia D Ecoponto
-Lâmpadas: 1.224
-Pneus: 5
-Esponjas: 113
-Pilhas e baterias: 235,50 kg
-Lixo eletrônico: 1.558,10 kg
-Lacre: 4.200kg
-Tampinhas pets: 27.400kg