Prefeitura atualiza situação epidemiológica da dengue em Brusque

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, atualiza, nesta segunda-feira (11), os números de casos de dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças. E o mais recente levantamento demonstra que o município continua com 131 casos confirmados de dengue em 2023, ou seja, nenhum novo caso nas três últimas semanas. Além disso, não há casos em investigação. Quanto aos focos, nesta atualização eles chegam a 1.057.

Desta forma, os registros de casos de dengue por bairro são os seguintes: Águas Claras - 16; Azambuja - 23; Bateas –11; Cedrinho – 03; Cedro Alto, 01; Centro I – 01; Centro II - 01; Dom Joaquim – 05; Guarani - 03; Limeira – 07; Jardim Maluche – 02; Nova Brasília – 02; Paquetá – 02; Poço Fundo – 01; Ponta Russa - 02; Primeiro de Maio - 13; Rio Branco – 06; Santa Luzia – 01; Santa Rita – 02; Santa Terezinha – 04; São Luiz - 04; São Pedro - 06; Souza Cruz - 03; Steffen - 10 e Zantão - 02. Não há pacientes internados em tratamento em enfermaria hospitalar e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Focos

Os 1.057 focos do Aedes aegypti estão espalhados por 25 regiões da cidade. O bairro brusquense com maior incidência é o Cedrinho, com 81 notificações, seguido por Centro II, 78; Limeira, com 73 focos; Dom Joaquim, 70; Rio Branco, 59; Azambuja, com 60; Limoeiro, 49; Santa Rita, 47; São Pedro, com 47; Bateas, 45; Poço Fundo, com 46; Águas Claras, com 46. A contagem prossegue com o Centro I, com 43; Steffen, com 41; Nova Brasília, com 36; Primeiro de Maio, com 36; Cedro Alto, com 31; Souza Cruz com 31; Guarani com 29; Santa Terezinha, 26; São Luiz, 22 focos. Completam a relação de localidades com registros da presença do mosquito Thomaz Coelho, com 19 notificações; Ponta Russa e Jardim Maluche, 14 e Santa Luzia, com 14 registros do vetor identificados ao longo de 2023.

Orientações

Em caso de sintomas de dengue procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Pastor que abusava de menina é condenado a 20 anos de prisão

Um homem que é líder religioso de uma igreja na Comarca de São Miguel do Oeste foi condenado a 20 anos de prisão em regime fechado pelo crime de estupro de vulnerável, com as qualificadoras de possuir autoridade sobre a menina como pastor e de violência doméstica. A sentença foi proferida na quinta-feira (14). A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio da 4ª Promotoria de...
Continuar lendo...

SCGÁS realiza treinamento de segurança para obras

Na última sexta-feira (15) pela manhã, no Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba, foi realizado pela Companhia de Gás de Santa Catarina - SCGÁS o treinamento "Obra Segura".  O treinamento teve por objetivo apresentar informações e orientações gerais de segurança em obras realizadas nas proximidades da rede de gás natural da SCGÁS, que recentemente foi implantada e entrou em...
Continuar lendo...

Abertos os envelopes para drenagem e pavimentação da Victor Meirelles

Brusque iniciou a semana com avanço nas obras referentes ao empréstimo do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Na manhã desta segunda-feira (18), foi realizada a abertura dos envelopes da licitação para as obras de macrodrenagem e pavimentação da bacia da rua Victor Meirelles, no bairro Santa Rita.  A empresa responsável, que será conhecida apenas ao fim do certame, terá 12 meses para...
Continuar lendo...