Lulu é o nome da ovelha guabirubense coroada no mês passado como campeã da categoria Santa Inês na ExpoInter 2023, que aconteceu em Esteio, Rio Grande do Sul. Afinal, quem é Lulu? Ela é uma ovelha da raça Santa Inês, que é criada em terras guabirubenses, nas instalações da Cabana Meinhof.
A Cabana Meinhof fica localizado no bairro São Pedro. Os cuidados dos animais nas instalações do sitio ficam por conta do senhor Tiago Censi, o qual acompanha as ovelhas em competições e cuida delas diariamente. Hoje, ele possui aproximadamente 20 ovelhas PO (Puras de Origem) registradas na ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), que estão prenhas.
Santa Inês
A raça Santa Inês é originária do nordeste do Brasil, uma região de clima quente e seco. Essas ovelhas são adaptadas para lidar com altas temperaturas e condições áridas. O sul do Brasil, por outro lado, possui um clima subtropical a temperado, com invernos frios e úmidos. Apesar do clima divergente no sul do Brasil, as ovelhas Santa Inês se adaptam muito bem ao clima local.
Alguns criadores, como Tiago, podem optar por criar ovelhas Santa Inês no sul do país, adaptando suas instalações e práticas de manejo para atender às necessidades dessa raça. A diversidade de raças na pecuária ovina brasileira é uma prova da riqueza e da capacidade de adaptação do setor, que busca atender a demandas variadas de diferentes regiões do país.
A próxima competição da ovelha Lulu, acontece em outubro na cidade de Lages. Para mais informações sobre as ovelhas e o sítio Meinhof, o contato é o 47 9 99857758 ou pelo Instagram @ovinosmeinhof.