(VÍDEO) Sessão é marcada por problemas na coleta de lixo

Na noite desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sob a presidência do vereador Waldemiro Dalbosco (PP). Todos os nove parlamentares marcaram presença.

O tema que norteou as intervenções realizadas pelos vereadores foi a mais recente polêmica envolvendo a coleta de resíduos sólidos nas indústrias têxteis do munícipio. Sete dos nove presentes utilizaram o espaço da palavra livre na tribuna.

O vereador Alexandre Felipe Pereira (PP) atendeu a reportagem da Rádio Cidade e explicou a modificação na coleta, realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), que foi notificado por órgãos ambientais em decorrência do descarte comum do resíduo produzido pelas indústrias.

“Fomos pegos de surpresa, porque Guabiruba tem uma indústria têxtil muito forte, e o descarte também era destinado ao CIMVI, porém, o Consórcio foi notificado por diversos órgãos ambientais, impedindo que o descarte industrial fosse levado aos aterros sanitários do CIMVI”, explicou o vereador.

Para solucionar o para o problema, Alexandre destaca que não podem ser cobradas taxas abusivas às industrias situadas em Guabiruba.

“A cobrança maior é para que se oriente as empresas a fazerem a destinação correta desses resíduos até um aterro industrial, mas, em contrapartida, o Consórcio e o munícipio possam diminuir a tarifa do lixo, principalmente comercial e industrial, que serão os mais afetados”, completou.

Ordem do dia

Todas as deliberações realizadas na ordem do dia foram acatadas por unanimidade.

Projeto de Lei Ordinária nº 25/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE O REPASSE DE RECURSOS DA UNIÃO PARA CUMPRIMENTO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM DEFINIDO PELA LEI FEDERAL N. 14.434/2022".

Parecer Conjunto das COMISSÕES DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL E FINANÇAS E ORÇAMENTOS referente ao Projeto de Lei Ordinária nº 22/2023, que "DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2024 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Parecer da COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL referente ao Projeto de Lei Ordinária nº 24/2023, que "DISPÕE SOBRE A QUALIFICAÇÃO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"

Pai e filho são presos com três armas de fogo em Nova Trento

Nesta terça-feira (12), a Polícia Civil deu cumprimento a dois mandados de busca e apreensão na região do bairro Conquista, na cidade de Nova Trento. Segundo informações da Polícia, na ocasião, foram apreendidas três armas e diversas munições. Pai e filho, que estavam na posse dos objetos, foram presos em flagrante e levados para Delegacia de São João Batista, onde prestaram esclarecimentos.  A...
Continuar lendo...

Brusque goleia o Novo Hamburgo e passa para as quartas do Sul-Brasileiro

Em jogo único pelas oitavas de final do Sul-Brasileiro BG Prime, disputado no Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira (12), o time Sub-15 do Quadricolor goleou o Novo Hamburgo pelo placar de 4 a 0.  Na primeira etapa o Marreco abriu dois de vantagem, com gols de Luis Gustavo e Deivid. Já no segundo tempo e aproveitando o desespero do adversário, os atacantes Fred e Nathan Heck ampliaram o marcador. O adversário das quartas de final será...
Continuar lendo...

Homem que plantava maconha em casa para revenda é condenado

A justiça condenou o homem que foi preso em flagrante por tráfico de drogas e cultivo da planta Cannabis sativa (maconha). Ele deverá cumprir pena de oito anos de reclusão e pagamento de 680 dias-multa. Ele foi condenado pela 2ª Vara da comarca de Capinzal. O caso aconteceu em janeiro deste ano, quando uma guarnição da Polícia Militar realizava uma blitz de trânsito e, durante abordagem, recebeu a informação de...
Continuar lendo...