Os 25 alunos da terceira turma do curso gratuito de Corte e Costura Industrial tiveram sua primeira aula na noite desta segunda-feira (4). O treinamento é promovido pelo Sindivest - Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento, junto com a Câmara Têxtil da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em parceria com o SESI/SENAI.
De acordo com a presidente do Sindivest, Onésia Liotto, o curso é 100% prático, com a grade curricular desenvolvida pelos próprios diretores de empresas do segmento. Para as aulas, os estudantes receberam a doação de matérias-primas e peças talhadas para o desenvolvimento de seus protótipos.
"As aulas são bem práticas e focadas na realidade das indústrias da nossa região. É uma oportunidade única para quem busca se aperfeiçoar nesse setor, que oferece muito potencial de crescimento. Ficamos muito felizes de recepcionar os alunos da terceira turma. Desejamos um ótimo curso a todos!", ressalta.
O curso
O projeto, de cunho social e profissionalizante, faz parte do programa "Costurar está na moda" e tem a duração de dois meses, totalizando 60 horas de aula. Os encontros são realizados presencialmente no Senai Brusque, no período noturno. A formatura desta turma está prevista para o dia 16 de novembro.
Para a aluna Eliane Regina de Medeiros Mendonça, que atualmente trabalha como atendente comercial e caixa, o curso significa a possibilidade de uma nova profissão.
“Sempre tive o desejo de fazer o curso, mas não tinha a oportunidade. Agora agarrei essa, porque quero ter uma nova fonte de renda. Estou com muita expectativa de ingressar no ramo e assim, quem sabe, ficar só com essa nova profissão”, conta.
De acordo com Eliane, o fato da formação ser gratuita contribuiu para que pudesse fazer as aulas neste momento. “Eu soube do curso por colegas que também estão fazendo. Ser gratuito ajuda bastante, porque sei que não seria um curso muito barato”, destaca.