Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e fomentar o desenvolvimento de cidades e região, o Sebrae criou um programa chamado Ecossistema Local de Inovação. Trata-se de um plano com foco no uso de tecnologia e outras ferramentas para atingir esse objetivo. O assunto foi tema de entrevista no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade FM desta terça-feira (29).
Participaram da conversa o agente do Sebrae, Adriano Slongo, e o consultor Jones Boeck. Eles coordenam a ação na região de Brusque, que envolve participantes de cidades como Guabiruba, Botuverá e municípios do Vale do Rio Tijucas.
“Existe uma estrutura, existiu uma pesquisa e, agora, estamos, com esses ato09res, colocando e prática as ações”, destaca Slongo, afirmando que mais de 90 eventos voltados à inovação estão agendados até o final deste ano na região. Foram realizados 50 no primeiro semestre.
Boeck afirma que o propósito do Ecossistema é dar suporte ao empreendedor desde o início do negócio até ele se consolidar.
“Capacitação, eventos, oportunidade para participar de uma exposição, de uma feira. O Ecossistema acaba, com suas iniciativas, propiciando isso”, pontua ele, afirmando que esse processo permite a captação e recursos para financiar o negócio, além do suporte em outras áreas.
De acordo com eles, atualmente são em torno de 200 participantes mapeados para integrar o ecossistema, divididos em diversos segmentos. Eles contam com suporte e apoio de empresas, entidades e do próprio poder público.
Para conhecer mais sobre o Ecossistema de Inovação, basta entrar em contato com o Sebrae, entidades empresariais e setores de desenvolvimento econômico nas prefeituras da região, que vão encaminhar os interessados para participar da ação.