Autistas terão atendimento via SUS em Brusque

Portadores de autismo poderão ser atendidos pela rede pública municipal de saúde de Brusque a partir de agora.  A Prefeitura assinou um termo de convênio com a Associação dos Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e região (Ama) para o fornecer o serviço. O ato de assinatura do plano de trabalho ocorreu na sexta-feira (28), no gabinete do prefeito.

Conforme informações repassadas pela presidente da Ama, Márcia Graff, o convênio vai permitir ao atendimento de 80 pessoas por mês. Elas precisam passaram antes passar nas unidades básicas de saúde, onde será feita avaliação e encaminhamento.

"Foi mais de um ano de trabalho até chegar nesse momento ", pontua a presidente da Ama.

O processo de atendimento terá um fluxo que passa pelas UBS e vai, se necessário, até a Ama. Não somente crianças e adolescentes com autismo serão beneficiadas, mas as que possuem TDH e TOD também. 

"Toda criança e adolescente do nosso município que é autista e precisar de atendimento deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, o pontinho de saúde. Lá, vai passar por uma avaliação do médico, que fará o encaminhamento. Tendo necessidade, eles vão ser encaminhados também para a Ama para dar continuidade ao atendimento ", explica Inajá Araújo, coordenadora de saúde mental.