O Núcleo de Oficinas Mecânicas da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) promoveu para os seus nucleados a palestra “Processos - Identificação de causas”. Ministrada pelo consultor Anderson Leite, a capacitação foi realizada no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), e abordou formas de constatar causas de problemas enfrentados pelas empresas do setor.
Durante o encontro, os participantes aprenderam como detectar problemas e suas causas; o porquê alguns serem reincidentes; a importância de ter uma comunicação eficiente com os clientes; além de ferramentas para melhorar o dia a dia da gestão; bem como criar uma relação de confiança com os clientes.
Identificar para não ser recorrente
Segundo o consultor, para os empreendedores é de suma importância reconhecer as falhas dos negócios. “Isso permite que a empresa identifique seus pontos fracos e os corrija de maneira eficaz, impedindo que os erros voltem a acontecer”, comenta.
Durante o encontro, Leite também ressaltou que é comum os empreendedores identificarem os problemas e buscar soluções rápidas, entretanto sem analisá-los com mais profundidade. Assim, muitas vezes os mesmos problemas se tornam recorrentes.
“Por isso a importância de conseguir enxergar os pontos que causam os problemas, desta forma pode-se concentrar em reduções de custos e buscar a saúde financeira da empresa, gastando menos e aumentando a margem do negócio”, finaliza Leite.
O coordenador do Núcleo, Anderson Bernardo, destaca que a capacitação trouxe novas formas de administrar as empresas, ampliando o conhecimento dos participantes do Núcleo, sempre em busca de melhorar os serviços prestados aos clientes.
“A palestra foi muito interessante e abriu nossa mente para novas formas de organizarmos e fazer funcionar o nosso negócio. Muitas vezes estamos focados nas atividades do dia-a-dia e não enxergamos que algumas situações tem uma solução simples. Agradecemos ao consultor e a CDL Brusque por mais essa oportunidade”, avalia.