Onde conhecimento e criatividade precisam andar juntos
Você está ligado nas tendências? Sabe o que vai ou não ser moda para o inverno de 2013? Movidas pelo gosto e curiosidade essas três mulheres - Helen Vargas, Amanda Riffel e Simone Gums - buscaram o curso de design de moda. Simone é estilista, possui o próprio ateliê e desenvolve vestidos de festa para Brusque e região. Para ela, a escolha profissional veio desde muito cedo. Com vontade de criar as próprias peças, ela tornou disso uma profissão.
Eu sempre tive afinidade com a moda, sempre gostei de fazer minhas próprias peças. A minha mãe sempre teve máquina de costura em casa e aquilo foi criando uma certa afinidade. E a criação é dom. É a aquele feeling. É a descoberta de si mesmo. Cada dia mais eu fico feliz com minha escolha, destaca ela..
Amanda é formanda, está executando o trabalho de conclusão de curso. Mas não é apenas na faculdade que ela tem a oportunidade de exercer o gosto pela moda. Desde bebê, viveu entre as linhas e malhas da confecção dos pais. A paixão pela empresa, motivou Amanda a se encaixar no quadro de funcionários.
Decidi fazer moda pela necessidade de que alguém fizesse a parte de desenvolvimento na nossa empresa, porque antes era tudo terceirizado. Hoje eu já estou no sétimo semestre e vejo que a faculdade foi muito importante para mim. Desde criação, modelagem, costura. Eu posso aplicar aqui dentro.
Helen se deu a chance de errar, optou primeiro pela gastronomia. Viu que não se encaixava e mudou para moda. Está apenas no início. Apesar disso, já vem com grande bagagem. Antes de ingressar na faculdade, ela realizou um curso técnico que lhe abriu portas.
O curso de design de moda é um sonho desde criança. Sempre disse que queria fazer moda, mas na hora de escolher fui por outro caminho. E eu achava que aquela era a hora de errar. Vi que não era aquilo. Então fiz um curso técnico para ter certeza do que eu queria, se era moda mesmo. E com isso já consegui trabalho na área e já decidi que queria trabalhar na área da modelagem. Vi que precisava me qualificar mais, então escolhi a faculdade.
Os sonhos são diferentes. Simone já está estabelecida no mercado. Realizada com o próprio ateliê, ela afirma que os planos são renovar. Eu to muito feliz com o ateliê que tenho hoje, mas sempre procuro agradar mais o cliente. Busco sempre o conforto e exclusividade que é meu forte. Todos que me procuram é por isso. Mas sempre estou em busca de renovações.
Concluindo o curso, Amanda vai continuar na empresa da família. As minhas pretensões são tocar os negócios da empresa. Percebi que nasci para isso. Quero tocar a empresa ao lado do meu irmão que cuida da parte financeira. Não pretendo ser uma grande estilista, porque acredito que aqui posso crescer muito ainda, planeja.
O curso de design de moda é uma área bastante promissora. Na região de Brusque, cujo o setor têxtil e de confecção ainda prosperam com fôlego, apesar das turbulências econômicas, não são poucas as empresas que necessitam deste tipo de profissional. Área onde a criatividade é uma constante para quem decide mergulhar nela.
Na próxima semana, você vai encontrar aqui, no site da Rádio Cidade e na programação de jornalismo, uma nova dica de área profissional. Fique ligado!
OUÇA A MATÉRIA NO ÁUDIO ABAIXO
Fique ligado - Design de Moda (Phamela Hinhel) by Rádio Cidade AM