Sessão na Câmara de Vereadores
Na noite de terça-feira (13), os vereadores guabirubenses estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal. Não estiveram presentes os vereadores Luciano Schlindwein e Cristiano Kormann, que estão participando da XVII Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília.
O presidente Waldemiro Dalbosco falou sobre a troca de comando na Polícia Militar de Guabiruba. Agradeceu os trabalhos prestados pelo sargento Brandes e desejou sucesso ao novo comandante, sargento Panca.
O vereador também comentou sobre matéria publicada na imprensa regional que destaca que apenas 53% dos trabalhadores catarinenses têm o ensino básico (fundamental e médio). A média nacional é de 55% e o Vale do Itajaí ocupa o terceiro pior índice no estado. Para o pepista, a baixa formação educacional traz consequências na produtividade, nos baixos salários e gera rotatividade.
O tema denominação de vias públicas voltou a ser debatido pelo vereador Haliton Kormann. Dessa vez, ele relatou a cobrança da comunidade que exige respostas o porquê os projetos não estão sendo aceitos e aprovados. Ele solicitou, mais uma vez, esclarecimentos por parte do Secretário de Planejamento Wagner Paulo Butsch e também do promotor de justiça Cristiano Gomes.
A instalação de um semáforo no cruzamento das Ruas Brusque e José Fischer foi o pedido do vereador, no qual informou que acompanhou em loco a situação, juntamente com membro da comunidade, em um horário de pico onde o fluxo intenso de veículos exige a instalação de um sinal eletrônico.
O vereador Nilton Rogério Kohler destacou reunião da Associação de Moradores do Bairro Planície Alta, que aconteceu na noite da última segunda-feira (12). Segundo o vereador, situações como mudança do nome da escola do bairro, passagem do caminhão pipa, troca do local do ponto de ônibus, instalação de redutor de velocidade e pavimentação da via principal foram temas centrais do encontro.
Kohler também informou que foi procurado pela comunidade do Bairro Imigrantes, que solicitou a recolocação dos abrigos de ônibus, removidos em decorrência das obras da ligação Guabiruba/Brusque.
Felipe Eilert dos Santos parabenizou Osnir Schlindwein pela apresentação e pelo trabalho na presidência da comissão organizadora das comemorações dos 52 anos de emancipação, político e administrativa de Guabiruba. Como sugestão, solicitou a inserção em outras edições da Festa da Integração de espaço para exposição de produtos de outras culturas como a gaúcha e nordestina.
A sinalização dos morros do Santo Antônio e São José voltou a ser lembrada pelo vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), em decorrência da circulação frequente de ciclistas na região. Inclusive, o parlamentar destacou o 1º Desafio do Morro Santo Antônio de Mountain Bike, evento que aconteceu no último final de semana com participação de atletas federados e amadores.
O vereador Osmar Vincentini solicitou o envio expediente ao responsável pela Vigilância Sanitária, para que preste maiores esclarecimentos sobre a proliferação de borrachudos em Guabiruba.
Ainda sobre o tema proliferação do borrachudo, o peemedebista relatou a situação da comunidade que é diretamente prejudicada.
Valdeci Gomes Ferreira destacou, através de imagens, a pavimentação da Rua Paulo Kormann, próxima a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), destacando a qualidade da obra. Da mesma foram também destacou as obras no viveiro municipal que segundo ele apresenta varias melhorias.
Jaime Luiz Nuss, seguindo tema apresentado pelo colega vereador Haliton, o peemedebista também ressaltou a necessidade da elaboração de estudos para instalação de sinal eletrônico no cruzamento das Ruas Brusque e José Fischer.
Em decorrência da presença de um morador na tribuna popular da cas, reclamando da situação da via em que reside, o vereador afirmou que nem tudo é um mar de rosas, como está sendo propagado.
Sobre a queda da arrecadação dos municípios integrantes da Associação dos Municípios de Médio Vale do Itajaí (AMMVI), o vereador mostrou preocupação e sugeriu a instalação de áreas industriais, com a finalidade de diversificar a atividade econômica.
Ainda sobre o tema o vereador demostrou preocupação com o futuro da cidade. Tenho certeza que a cidade terá dificuldades no futuro inclusive para arcar com as despesas de folha salarial, com a diminuição da arrecadação, completou Nuss.
Sobre a construção de pontes no município citada pelo vereador Valdeci, Jaime destacou inúmeras pontes importantes do município construídas pela administração do ex-prefeito Orides Kormann.