10 mil visitam o Festival Nacional da Cuca
Durante o final de semana (9 e 10), o Festival Nacional da Cuca recebeu mais de 10 mil pessoas, sendo que 70% do público eram turistas. O evento contou com o Mercado da Cuca, que dispôs de diversas opções, das tradicionais aos diferenciados, para os visitantes levarem o doce para casa. Além disso, quem foi ao local pode degustar um café colonial farto, com diversos pratos, ou adquirir o combo café com cuca.
A novidade deste ano foi a oficina de cuca para as crianças, que aprenderam como fazer o doce. Os brinquedos do Sesc, shows com artistas locais e a Feira de Artesanato complementaram o evento.
O secretário e vice-prefeito, Rolf Kaestner, destaca que o evento foi um grande sucesso. “O festival foi muito positivo num todo, os chefs mirins, nossos músicos da terra, o artesanato e claro, a cuca, seja no café colonial ou no mercado, agradou a todos”.
Rolf ressalta ainda que o festival incrementa a renda da cidade e leva o nome de Brusque para outros lugares. “Tivemos muitos visitantes de fora, inclusive competidores. O Festival da Cuca ainda é muito novo, está apenas na terceira edição, mas daqui a pouco quem vem para Brusque para compras de produtos têxteis, ou outros passeios, saberá que aqui tem um grande atrativo que é nossa cuca”.
O Festival Nacional da Cuca é uma promoção da Secretaria de Turismo de Brusque em parceria com o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (Acibr).
Entre as atrações estava o Concurso A Cuca Nota 10 de Brasil. Foram 49 inscritos e três deles terminaram com premiações. Destaque para a brusquense Jandira Aparecida de Abreu, que faturou o primeiro lugar com uma cuca regada aos sabores de farofa, creme de leite, banana, maçã e ganache de chocolate. Em segundo lugar ficou com o joinvilense Darlin Carbonera e na terceira posição a brusquense Juliana da Silva.