EUA garantem vitória perto do final
A estreia dos Estados Unidos na Copa do Mundo teve um herói improvável no seu script. Coube ao zagueiro reserva Brooks, de cabeça, marcar o gol da vitória norte-americana sobre Gana, por 2 a 1 na noite desta segunda-feira (16), na Arena das Dunas, em Natal (RN), pelo grupo G.
O jogo começou eletrizante, com o time dos Estados Unidos abrindo o placar aos 28 segundos de bola rolando, em chute pela esquerda de Dempsey. Este foi o quinto gol mais rápido da história dos mundiais. O tento mais rápido aconteceu na decisão do terceiro lugar da Copa de 2002, marcado por Hakan Sukur, da Turquia.
Com a vantagem, a equipe seguiu criando boas chances, porém, por várias vezes foi ameaçada pelo time de Gana, que buscava jogadas pelas laterais, ou nos chutes de fora da área. Com 21 minutos ainda da primeira etapa, os americanos perderiam o atacante Altidore, com uma lesão muscular que preocupa para a sequência da Copa.
Na segunda etapa, depois de muita insistência, André Ayew conseguiu o empate para os africanos, aos 37 minutos, o que parecia dar números finais à partida. Porém, em cobrança de escanteio, aos 41 minutos, o zagueiro Brooks, que entrou no intervalo por conta de lesão na equipe, subiu livre de marcação e cabeceou para o fundo das redes de Gana.
Com o resultado, a equipe comandada pelo alemão Jurgen Klinsmann soma três pontos na classificação, e na próxima rodada jogará contra Portugal, no dia 22 de junho, na Arena Amazônia, podendo eliminar a seleção de Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo.
LDO