SC lidera ranking de maus-tratos contra crianças e adolescentes
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Santa Catarina está em primeiro lugar no ranking de casos de maus-tratos e lesões corporais contra crianças e adolescentes em comparação com 12 estados brasileiros. No total, foram 784 notificações de maus-tratos e 638 de lesão corporal dolosa no estado.
O estudo baseado no primeiro semestre de 2021, apontou também que com relação a exploração sexual e estupro, SC ficou atrás apenas do Mato Grosso do Sul. Já com os crimes de mortes violentas e intencionais contra crianças, de 0 a 7 anos, Santa Catarina ficou entre os quatro últimos estados, com as menores taxas.
Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Cataria, o promotor de justiça, João Luiz de carvalho Botega, os altos números se justificam por conta de uma rede de atendimento mais estruturada.
“Eu acredito que como a gente tem uma rede um pouco mais estruturada, como a gente faz muitas campanhas, o Ministério Público trabalha nessa frente também, esses casos acabam aparecendo mais, chegando ao conhecimento das autoridades e acaba que temos mais notificações”, explicou.
Botega reforçou também a necessidade de fazer as denúncias. “A gente sempre reforça a importância da população estar envolvida nessa questão, de quando surgir suspeita de agressão, fazer a denúncia, no disque 100, pelo aplicativo Protege Brasil, ou procurar a delegacia de polícia, o Conselho Tutelar, com garantia de sigilo e de denúncia anônima”, destacou.
Com informações da jornalista Patrícia Gomes, da Acaert