Encerrada possibilidade de acordo
Estiveram reunidos recentemente na procuradoria geral da prefeitura de Brusque o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e região (Sinseb), Orlando Soares Filho, membros das assessoria jurídica e econômica da entidade, mais representantes da prefeitura. O encontro teve como objetivo buscar entendimento acerca da definição de uma metodologia única para o cálculo da liquidação do processo conhecido como merecimento (promoção por mérito).
O presidente do Sinseb informou que surgiu um impasse entre as partes. As divergências consistem no fato de que as assessorias especializadas do sindicato entendem que o mérito da condenação deve resultar no pagamento dos atrasados e na incorporação em rúbrica separada na folha de pagamento do percentual devido a cada servidor. A prefeitura, por sua vez, insiste em pagamentos diferenciados para os servidores, alegando, inclusive, em valores não devidos, bem como a não incorporação do percentual na folha.
Com intuito de tentar um acordo, o sindicato solicitou uma nova reunião com o magistrado que julgou a ação, como forma das partes manifestarem o contraditório. O Sinseb apresentará durante todo o trâmite do processo manifestações técnicas que não deixam dúvidas acerca do pagamento dos atrasados e da incorporação do valor na folha.
Soares Filho também informou que na próxima segunda-feira (13), professores de Guabiruba estarão reunidos juntamente com assessoria econômica e diretores do sindicato para tratar sobre o piso nacional, plano de carreira, Fundeb e perdas salariais. Em relação ao município de Brusque, o sindicalista disse que as conversações entre o Sinseb e a secretaria municipal de Educação prosseguem e que, nesta sexta-feira (10), está agendada uma nova rodada de negociações.