Apatia brasileira marca goleada alemã
Qualquer expectativa que a torcida brasileira alimentava pela conquista do 6º título mundial acabou em menos de 30 minutos. Na tarde desta terça-feira (8), o Brasil sofreu sua maior derrota na história dos mundiais, na disputa da semifinal. A Alemanha goleou o Brasil por 7 a 1 no Mineirão.
A empolgação brasileira e as homenagens ao desfalque Neymar pararam de surtir efeito aos 11 minutos, quando a zaga falhou na cobrança de escanteio, e Müller completou para as redes de Júlio César. E o drama aumentou pouco mais de 10 minutos depois. Klose, maior artilheiro da história das Copas, aos 23, e Kroos, aos 25 abriram 3 a 0 para os alemães em pleno Mineirão.
O sufoco virou tragédia um minuto depois, quando em nova falha da zaga brasileira, Kroos marcou seu segundo gol na partida. O público mineiro assistia aos alemães fazerem festa como se estivessem em Berlim. E a festa germânica, aliada à vingança pela final de 2002 tomava ares de jogo-treino, com Khedira abriu 5 a 0, com menos de 30 minutos de jogo.
Com a vaga na final encaminhada já durante o primeiro tempo, a Alemanha começou a controlar e apenas trocar passes, como se estivesse em uma preparação. Já o Brasil foi para o intervalo sob vaias, o que já se esperava.
Para o segundo tempo, Felipão trocou dois jogadores, tirando Hulk e Fernandinho para as entradas de Ramires e Paulinho, o que mudou um pouco o modo de jogar da seleção. Porém, criando jogadas, os brasileiros esbarravam na atuação segura do goleiro Neuer. Atacando a qualquer custo, o Brasil viu Schürrle marcar o sexto, aos 24 minutos da etapa final.
Com 34 minutos, Schürrle recebeu a bola pela esquerda e chutou no ângulo de Júlio César, marcando o sétimo gol dos alemães, que foram aplaudidos de pé pelos torcedores que acompanharam o jogo no Mineirão. Aos 44 minutos, Oscar marcou o gol de honra do Brasil, que ficará mais quatro anos na espera pelo hexa. Agora, resta aos brasileiros a briga pela 3ª colocação, no sábado (12), em Brasília (DF).
LDO