Circo na Escola inicia novas turmas nesta quarta-feira
Novas turmas de estudantes da Rede Municipal de Ensino deram início às atividades do projeto Circo na Escola na manhã desta quarta-feira (31). Divididos em grupos e diferentes horários, alunos das Escolas de Ensino Fundamental (EEF) Professora Isaura Gouvêa Gevaerd, Paquetá, Professor José Vieira Côrte e Doutor Carlos Moritz estiveram na Tenda Cultural, em frente à Arena Brusque, para ter aula de arte circense.
As atividades ocorrerão uma vez por semana até o fim do semestre, quando serão realizados espetáculos de encerramento. O projeto ocorre no contraturno escolar e está com uma nova proposta de trabalho, com práticas diferenciadas e voltadas às crianças de terceiros, quartos e quintos anos. Na próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, será a vez dos estudantes das EEF Padre Theodoro Becker, Nova Brasília, Professora Augusta Dutra de Souza e Alberto Pretti.
Com a orientação de profissionais que atuam no local, os estudantes deram os primeiros passos e já na primeira aula puderam experimentar quatro atividades: o arame, o contorcionismo, a dança e a arte cómica. Nas demais aulas, os alunos conhecerão outras práticas, até que seja identificada aquela em que apresentam maior habilidade. Ao todo, aproximadamente 400 alunos participarão da iniciativa.
O projeto faz parte das oficinas do Programa Mais Educação com recursos do Governo Federal e da Secretaria de Educação. Este é o quarto ano em que o Circo na Escola é realizado na cidade e mais de dois mil alunos da Rede Municipal de Ensino já participaram da iniciativa. Vale também destacar que por meio do Programa Caminhos da Escola, o governo municipal realiza o transporte dos estudantes, que parte das escolas e retorna para elas ao término das práticas circenses.
Os espetáculos de encerramento estão programados para os dias 28 e 30 de novembro, quando os estudantes terão a chance de apresentar para familiares, convidados e a comunidade o que aprenderam no decorrer do projeto. Toda a comunidade é convidada a prestigiar.