Destaque na educação em nível nacional
Guabiruba ficou entre as cidades da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) na terceira colocação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com média de 6,3. A secretária de Educação do município, Iracema Conceição Becker, destaca como responsável por isso o trabalho de equipe.
"Nós procuramos trabalhar projetos diferenciados atividades complementares, além da grade curricular. Esses projetos complementares vêm trazer aos alunos novas oportunidades para aquilo que, às vezes, somente em sala de aula ele não consegue se sobressair. Então, com essas atividades nós conseguimos fazer com que o nosso índice se eleve", explicou ela.
Iracema destacou também as capacitações periódicas com os profissionais da educação, como palestras encontros pedagógicos, onde um professor repassa para o outro experiências. "Investimos forte agora nas salas de informática. Inauguramos na segunda-feira uma sala de informática com 17 equipamentos na escola Paulo Schmitd, no bairro Pomerânea, sendo que as salas e os computadores são de um programa federal e a prefeitura faz a manutenção", afirma a secretária.
O programa contempla oito escolas municipais, somando com 200 computadores, segundo dados da secretaria de Educação de Guabiruba.
"Aos pouco vamos complementando com novos equipamentos, infraestrutura para prática de atividades físicas. E tudo isso somado nos traz índices bons, que fazem com que o educador se sinta realmente como professor de respeito", disse Iracema.