Plano Municipal de Turismo é entregue
O Programa Cidade Empreendedora, parceria entre a Prefeitura de Brusque e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae SC) entregou na tarde desta quarta-feira (19) à comunidade o Plano Municipal de Turismo. O evento foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque, com atenção a todos os procedimentos de segurança relacionados a pandemia de Coronavírus.
Até a conclusão e entrega, o Plano passou por diversas etapas. A primeira delas foi de diagnóstico, com o levantamento de todas as informações relacionadas ao Turismo e as áreas que dão suporte a ele, como: educação, saúde e infraestrutura. Em seguida, os dados foram validados junto a comunidade por meio de dois seminários realizados no município.
“Também criamos a missão e a visão do Turismo de Brusque. A partir de então, elaboramos as estratégias, que são grandes linhas de atuação para orientar o processo de desenvolvimento da atividade turística na cidade. Vinculado as estratégias, elaboramos diversas ações, que são situações detalhadas e que devem ser executadas, para que a gente consiga chegar no objetivo que almejamos, que é visão estabelecida para 2025, que Brusque seja reconhecida no Brasil inteiro como um centro turístico do Vale Europeu e uma referência enquanto pólo de moda vinculado ao turismo de compras”, detalha o consultor credenciado ao Sebrae, Carlos Cappelini.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, William Molina, lembra que dentro do Plano Cidade Empreendedora já foram entregues outros importantes documentos para o desenvolvimento local, como o Município em Números, que traz um levantamento de toda a municipalidade referente a questão de população, investimentos e tudo o que existe hoje de desenvolvimento econômico na cidade.
“O Plano Municipal de Turismo em si finaliza esse ciclo de planejamento que nós ficamos de entregar. Muita gente nos pergunta sobre a entrega destes planejamentos no final da gestão e a resposta é muito simples: temos um planejamento para o município de Brusque, que nós não encontramos no início do governo e que vai facilitar muito a próxima gestão, no sentido de saber os anseios da sociedade, pois os planos são construídos com a participação de várias entidades, que representam cada setor envolvido. O Plano de Turismo vai servir como norteador das iniciativas do poder privado, para que os empreendedores possam fazer investimentos e trazer o turismo que a nossa Brusque merece”, avalia Molina.
Para o gerente regional do Sebrae, Alcides Sgrott, o momento é de alegria e agradecimento. “Ficamos muito contentes, porque o município de Brusque com o potencial que é, nunca teve um Plano de Turismo desenvolvido com toda a comunidade, com um plano de ação para os próximos anos. Isso nos deixa muito agradecidos, envolvendo as parcerias como o Convention & Visitors Bureau, a comunidade de modo geral e os empresários. E sem dúvida, o Poder Público, que abraçou o projeto do Cidade Empreendedora junto com o Sebrae. O Plano é a primeira parte do processo, pois daqui para frente vamos começar a colocar em prática todas as informações e ações levantadas para o desenvolvimento do município, fortalecendo cada vez mais esse eixo econômico que é o Turismo”, ressalta.
Também participaram do evento, o presidente da Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau Luis Felipe Zen e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda Ademir José Jorge, entre outras autoridades