Espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre é adiado para 2022
É uma tradição dos anos ímpares. Mas, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP) decidiu adiar a 23ª edição do espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre” para a Páscoa de 2022. Até então, o projeto seguia em andamento e já tem seu roteiro escrito e aprovado, bem como a formação de todas as equipes de trabalho.
“O espetáculo seria apresentado em abril de 2021 mas, infelizmente, precisamos prorrogá-lo para 2022. Lamentamos por esta decisão, mas dentro da atual realidade, é algo que se faz necessário”, comenta o presidente da AACSP, Marcelo do Nascimento.
A última edição, apresentada nos dias 18 e 19 de abril de 2019, no pátio da igreja São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba, reuniu mais de nove mil pessoas. Logo em seguida foi feito um encontro de avaliação e, três meses depois, iniciaram os trabalhos, vislumbrando o espetáculo de 2021. Em setembro de 2019 foram montadas as equipes e iniciada a construção do novo roteiro.
“Cada edição apresenta uma narrativa diferente sobre a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. É assim que o espetáculo se renova e traz ao público surpresas, novos sentimentos e muita emoção. Podemos adiantar que o teatro, em 2022, será narrado por uma criança”, revela Marcelo.
Aprovado em dezembro do ano passado, o novo roteiro foi escrito em conjunto, pela atual diretora do projeto, Rejane Habitzreuter Schlindwein, com contribuição de profissionais da Fundação Cultural de Guabiruba e seminaristas do Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque.
Isolamento social
Para dar sequência ao projeto, as próximas etapas dependeriam de trabalho e de ensaios em grupos, o que não é permitido pelas orientações de distanciamento social. Desta forma, a empresa Prisma Cultural, que presta serviços para a associação junto ao Ministério da Cultura, conseguiu a prorrogação do espetáculo para 2022.