Teatro em Guabiruba fala sobre trabalho infantil nas escolas
Um menino se muda para a casa da madrinha após a mãe adoecer. Lá, encara duros desafios. É privado de estudar e de brincar, enfrentando intensas jornadas de trabalho doméstico. Com a ajuda de uma vassoura e um espanador falantes, ele consegue se dar conta de que lugar de criança é na escola.
Esse é o enredo de uma das peças de teatro apresentadas para crianças de quatro a onze anos nas escolas de Guabiruba pelo grupo de atores Trama, de Brusque. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Guabiruba, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego, faz parte de uma série de ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Sete educandários receberam as apresentações, as quais encerraram nesta segunda-feira, 8, na Escola Reunida Municipal Cesário Reis.
Ator e Presidente da Trama, Roner Lucas Becker da Luz, esclarece como o teatro pode ajudar as crianças a compreender a situação. “Através da peça a criança pode se colocar dentro da cena, podendo conversar com pais e amigos e recebendo assim uma orientação sobre o tema’’, explica.
A assistente social responsável pelo PETI em Guabiruba, Rúbia Cristina Kormann Fischer, elucida que há diferença entre o trabalho infantil e a eventual ajuda que as crianças podem oferecer aos pais no ambiente doméstico. “Em casa temos direitos e deveres, as crianças tem direito de estudar e de brincar, mas também tem seus deveres: de compartilhar a organização, deixar seu quarto em ordem, realizar suas tarefas da escola, entre outras’’, orienta.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego pelo telefone 47 3308-3105.