Depois de 28 anos, o sonho não se realizou
Em 13 de dezembro de 1992, o Brusque FC entrou em campo para enfretar o Avaí na final do Campeonato Catarinense. Em meio ao calor, devido ao sol forte de verão, o Estádio Augusto Bauer estava lotado, porque os torcedores do quadricolor acreditavam em seu time, mesmo após a derrota no jogo anterior em 9 de dezembro. Neste mesmo dia, o Bruscão levou a taça em uma vitória fantástica de 3X0.
Essa mesma esperança encheu os corações dos torcedores do Brusque hoje às 16h em uma nova final pós derrota. Desta vez, contra o líder da série B, a Chapecoense. No entanto, diferente da vitória de 92, as arquibancadas estavam vazias, por medida preventiva contra o covid-19 e o placar final foi pontuado por derrota para o time brusquense.
Durante o primeiro tempo foi inegável o domínio de bola por parte do Bruscão, sendo os 49 minutos marcados por iniciativas do time, principalmente pelas bordas, feitas por Airton e Edilson. No entanto, o time pecou ao persistir tanto no primeiro, quanto no segundo tempo, em suas jogadas de bolas altas com um time de jogadores de defesa altos. O técnico Jerson Testoni afirmou terem uma forma de jogar arriscada, mas acredita terem criado diversas situações possíveis para um gol, mas inférteis, devido a equipe adversária ser muito equilibrada defensivamente.
Já no segundo tempo, o Brusque parece ter perdido a energia, iniciando de forma mais lenta e cautelosa, mas ao invés disso auxiliar o time, o levou a derrota com o primeiro gol da Chape aos 24 minutos do segundo tempo, feito pelo camisa 9 do time. A partir disso, o técnico decidiu mexer em seu time, para tentar recuperar o placar e alcançar a taça. "Mexer na parte ofensiva principalmente, que estava desgastada. Para gente procurar algumas estratégia, alguma solução. Chegamos a colocar até o Ian de referência".
Contudo, apesar da derrota de hoje, o coração dos torcedores do Brusque continuam sendo do marreco. Prontos para acreditar na próxima vitória e na sonhada taça Catarinense, talvez no ano que vem, quando possivelmente poderão encher o Estádio Augusto Bauer com as cores quadricolor.