Continuidade do Plano de Desenvolvimento Econômico é debatida
Nesta quarta-feira (16) foi realizada na Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) uma reunião sobre a continuidade do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal, o PEDEM, que desde o início é encabeçado pela entidade. A presidente, Rita Cassia Conti, realizou a entrega ao Poder Público da minuta de um projeto de Lei "que aprova e institui o PEDEM". Objetivo é que o próximo governo municipal eleito leve em consideração as diretrizes do Plano durante o mandato.
Rita também se colocou à disposição da Câmara de Vereadores, para explicar a minuta e a preocupação da associação e da sociedade civil organizada com a continuidade do Plano.
"Durante o processo todo nós nos sentimos ouvidos. Foi um projeto construído com muitas mãos, porque, às vezes, o gestor tem boas ideias, mas não conhece a realidade e as necessidades de cada setor. Independente de quem for o próximo prefeito, nós gostaríamos muito que esse projeto continuasse", declarou a presidente.
O PEDEM faz parte do Programa Cidade Empreendedora, parceria entre o Poder Público Municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae-SC), e contempla o cenário econômico do município para os próximos 15 anos.
O planejamento estratégico abrange cinco eixos: indústria têxtil, confecção, eletrometalmecânica, construção civil e tecnologia, inovação e educação. Para a conclusão do PEDEM, representantes de cada segmento realizaram uma série de reuniões para desenvolver estratégias e diretrizes para a conclusão do Plano, considerando ações de curto, médio e longo prazo.
Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, que representou o prefeito Jonas Paegle, o PEDEM é um dos mais importantes projetos desenvolvidos nos últimos anos.
"Todo planejamento começa com um bom diagnóstico. Isso foi o que fizemos no início da gestão e também na construção deste Plano. Nós não sabíamos onde estávamos e para onde queríamos ir. Esse projeto nasceu aqui dentro da ACIBr. É um planejamento de 15 anos, que nos dá a possibilidade de pensar em uma Brusque melhor. Como cidadão, também peço que o vencedor da próxima eleição leve em consideração todo esse trabalho", ressaltou.
Também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Ademir José Jorge, o diretor executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd, empresários e diretores da ACIBr, entre outras autoridades.