Brusque Futebol Clube completa 25 anos
Nesta sexta-feira (12) o clube campeão catarinense de futebol de 1992 completa 25 anos de existência. O Brusque Futebol Clube, fruto da fusão entre Clube Esportivo Paysandú e Clube Atlético Carlos Renaux completa seu jubileu de prata longe dos gramados, já que não disputa nenhuma competição, mas a lembrança do torcedor persiste.
Em 12 de outubro de 1987, os dois clubes da cidade se uniram para manter o futebol vivo em Brusque. Porém, o primeiro jogo do Bruscão aconteceu somente em 24 de janeiro de 1988. Contra o Atlético Tubarão, no Estádio Augusto Bauer, estreia com vitória por 3 a 1.
O primeiro gol da gloriosa história do Brusque foi marcado em passe do lateral Washington para o ponta-direita Touchê. No estadual de sua estreia, a equipe terminou o torneio em 4º lugar, garantindo vaga para o Campeonato Brasileiro da Série C, competição que disputou também em 1989.
Porém, a primeira grande conquista do clube veio em 1992. Com um time experiente, cheio de atletas rodados por clubes gaúchos e catarinenses, a equipe conquistou a Copa Santa Catarina e o Campeonato Catarinense, em uma final com o Avaí, no Estádio Augusto Bauer, em 13 de dezembro de 1992.
A escalação daquela final não sai da cabeça de quem esteve naquela decisão: Carlos Alberto, Édson DÁvila (Weber), Solis, Clésio e Washington; Müller, Palmito, Cidão e Cláudio Freitas; Jair Bala (Zé Ricardo) e Neilor. Os campeões eram treinados por Joubert Pereira. Jair Bala e Washington marcaram os gols no tempo normal. Já na prorrogação, Cláudio Freitas em lance épico marcou o gol do título.
De lá pra cá, o clube participou de duas Copas do Brasil, conquistou três Copas Santa Catarina, duas Segundas Divisões estaduais e contabiliza duas participações na Série D do Campeonato Brasileiro.
Nos últimos anos, o clube conseguiu uma exposição maior na mídia por conta da contratação de atletas renomados, caso dos atacantes Viola e Aloísio. Atualmente, o clube está sem atividades profissionais e disputará em 2013 a segunda divisão estadual, buscando retornar à elite catarinense.
Apesar de não acontecer nenhum evento alusivo aos 25 anos do clube, a torcida lembra dos momentos de glória do jubileu de prata do Bruscão, entoando os cantos que remetem aos dias festivos da paixão de cada torcedor pelo Brusque Futebol Clube.