O ano do esporte: Maio e Junho
Dando sequência na retrospectiva do esporte de Brusque e região em 2012, nesta segunda-feira (24), a vez é dos meses de maio e junho. 60 dias no calendário que contaram com a desistência do Brusque Futebol Clube na participação da Série D do Brasileirão, além de atletas de Brusque e Guabiruba se destacando país afora.
Maio - O quinto mês do ano ainda reservou algum tipo de repercussão ao Bruscão, isso porque o presidente Mauricy de Souza anunciou a desistência do clube na Série D do Brasileirão alegando que "eles (empresários) não apoiam porque foi noticiado que nos licenciaríamos". A informação gerou revolta entre os torcedores, além disso o Carlos Renaux entrou com pedido de despejo do clube do Estádio Augusto Bauer, alegando atraso no pagamento do aluguel.
O mês começou bem para o tênis de mesa e natação, que foram bem em suas primeiras competições. Em Guabiruba, os atletas João Vytor Riffel e Matheus Debatin foram convocados para defender o Brasil em torneios pela Europa. Já nas comemorações de seu centenário, o Carlos Renaux lançou o selo comemorativo ao aniversário.
Porém, um dos maiores destaques de maio foi a realização do Parajesc em Brusque. Atletas em idade escolar com necessidades especiais disputaram medalhas na cidade. Além disso, uma reunião entre dirigentes esportivos e o prefeito Paulo Eccel selou a criação do Conselho Municipal do Esporte. Em Guabiruba, o Lageado Baixo conquistou o tri dos Jogos Comunitários, e no ciclismo, André Gohr conquistou o bi brasileiro juvenil na prova do contra-relógio.
Junho - O campeonato municipal de futebol seguiu com algumas polêmicas envolvendo a arbitragem do torneio, inclusive com a paralisação do torneio para a realização de jogos atrasados, inclusive com o Brusque impedindo o Carlos Renaux de jogar em seu estádio.
Durante o mês, o Barateiro Futsal se consolidava na liderança do estadual sub-20 e a cidade ganhava novamente uma equipe adulta de vôlei feminino, para a disputa da Liga Sul e Nacional, em busca do retorno à elite da modalidade. Em junho também iniciaram as disputas dos Jogos Abertos Comunitários.
As categorias de base do futsal do Clube Esportivo Guarani se classificaram no estadual e copas para as próximas fases. Além disso, Brusque recebeu a terceira etapa do estadual de automodelismo, no bairro Volta Grande. Fechando o mês com chave de ouro, o nadador Matheus Rheine conquistou o índice em suas provas para as Paralimpíadas de Londres.