O ano do esporte: Novembro e Dezembro
Os dois últimos meses do ano ficaram marcados pelas decisões e pela participação de Brusque na 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Confira a última parte da retrospectiva do esporte em 2012.
Novembro - O mês começou com boas notícias. A mesatenista Cintia Molinari terminou o Campeonato Brasileiro da modalidade como a oitava melhor atleta na categoria infantil. Já a fixa Diana, do Barateiro Futsal, foi convocada para a disputa da Copa do Mundo Feminina, da qual o Brasil foi tricampeão invicto.
Na Liga Futsal, o Barateiro venceu Criciúma na prorrogação e garantiu a vaga na decisão, contra Chapecó. O basquete masculino também conseguiu vaga na decisão do estadual. Já a participação de Brusque no JASC foi boa, com troféus no atletismo, basquete, vôlei, ciclismo e a 10ª colocação no quadro geral de pontos.
O mês também foi de disputas no Parajasc, em Brusque. Atletas portadores de necessidades especiais desfilaram vontade e garra nas competições. E um gol tomado na primeira partida da final, a quatro segundos do fim tirou o título da Liga Futsal das mãos do Barateiro Futsal. Dois empates deram o pentacampeonato consecutivo para a equipe de Chapecó.
No bicicross, Brusque conquistou seis troféus de campeão geral no campeonato nacional, voltando a hegemonia brusquense na modalidade. Afeg e Santos Dumont conquistaram a Copa Santa Catarina em três categorias. O Brusque Futebol Clube soube a data que estreia na segundona em 2013, 26 de maio.
Dezembro - O último mês do ano foi de conquistas para o Barateiro Futsal. Após o vice nacional, a equipe venceu Chapecó, no oeste, e conquistou o inédito título estadual adulto. Já no sub-20, veio o tricampeonato consecutivo, após sediar o quadrangular final na Arena Brusque.
Seguindo no futsal, a equipe da JK Motos conquistou o Municipal de Futsal após decisão contra a Pipeline. Já o ciclismo de base de Brusque voltou do Uruguai com o título juvenil da Volta do Codecam. No começo do mês, uma comemoração lembrou os 20 anos do título catarinense do Bruscão, com um encontro de ex-jogadores daquele elenco que trouxe o único título da primeira divisão do clube.