Mais de um ano à espera do asfalto
Em qualquer transação comercial, o mínimo que se espera após o pagamento do cliente é que o serviço seja oferecido por parte do fornecedor. Porém, moradores da Rua RB 012, localizada no Bairro Rio Branco, estão esperando há mais de um ano e quatro meses por um asfaltamento naquele local.
O contrato, que prevê o início das obras após o pagamento de, no mínimo, 50% por parte dos moradores, foi assinado em 6 de junho de 2013. Desde lá, de acordo com Mario Celso Klein Henz, um dos residentes do local e que procurou a Rádio Cidade, nada foi feito, mesmo com 93% de adesão.
“A promessa era de que até o final do ano de 2013 seria asfaltado. Está chegando final de 2014 e nada. Essa semana teve interdição de uma rua e a nossa, que é secundária, está sendo a acesso principal para o Loteamento das Bromélias. Tem muito movimento e a questão do pó, não tem mais como ficar em casa”, disse, durante entrevista à emissora.
Mario também disse que quem não pôde pagar a vista a sua parte, teve que fazer parcelado e pagando juros. “Uma falta de ética e respeito muito grande da Prefeitura e da Secretaria de Obras. São cerca de 300 moradores que estão sendo afetados”.
O que diz a secretaria de Obras
De acordo com Gilmar Vilamoski, secretário de Obras da Prefeitura de Brusque, a demora para o início da pavimentação no local se deve por conta das obras que estão na frente das prioridades do Orçamento Participativo (OP). A RB 012 ocupa o 19º, num total de 36 ruas previstas na parceria Prefeitura/comunidade. Ele comenta que os trabalhos já iniciaram na semana passada, com implantação de tubulações no último dia 7 de novembro. Porém, de acordo com o morador, os tubos estão sendo colocados em outra rua, próxima da em questão.
A previsão para a conclusão dos trabalhos, de acordo com o secretário, é para o início de 2015. Segundo Vilamoski, o critério para a priorização das obras do Orçamento Participativo é a adesão da comunidade envolvida nas parcerias. No caso da população da Rua RB 012, de 93%. Além da pavimentação, está previsto o alargamento e a tubulação do trecho de, aproximadamente, dois quilômetros.