Tradição encerra festejos natalinos
A tradição natalina diz que neste 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis, os enfeites da época, como pinheiros, guirlandas, presépios, entre outros, devem ser desmontados. A data simboliza homenagem aos três reis magos Baltasar, Gaspar e Melquior, que visitaram o menino Jesus na manjedoura onde nasceu, em Jerusalém, presenteando-o com mirra, incenso e ouro.
No Brasil, principalmente em algumas regiões, é realizada a Folia de Reis, evento que marca os festejos da data. Período de festejos que seguem de 24 de dezembro até 6 de janeiro. Na celebração, foliões vão até as casas dos fiéis e recitam cantos e orações em homenagem aos reis magos, ao menino Jesus, a São José e à Virgem Maria.
A tradição dos presentes na época do Natal teria surgido, justamente, da ação dos reis magos ao presentearem Jesus no dia de seu nascimento.
A Folia de Reis nasceu no sudoeste da Europa e é bastante popular em países como Espanha, Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Itália. No Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses nas primeiras décadas após o descobrimento do país.
O evento é uma festa tradicional nas cidades do interior dos estados brasileiros, sendo mais característica e mantida atualmente em cidades dos estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.