As montanhas de Guabiruba
O Brusque Convention & Visitors Bureau, dando sequencia à parceria com a Rádio Cidade, apresenta na edição de hoje (9) a cidade de Guabiruba, que ainda cultiva a herança de seus colonizadores. A influência alemã pode ser percebida na arquitetura, costumes e, sobretudo, na gastronomia do município que oferece uma cachacinha artesanal para abrir o apetite e, serve, orgulhosamente, marreco recheado com repolho roxo e purê de maçã.
Agora, a principal atração turística da cidade está um pouco acima do horizonte. Mire o alto e se surpreenda com cenários deslumbrantes! Pelo acesso do Bairro Lageado Alto, se chega ao Morro de Santo Antônio, onde acontece a festa do padroeiro todos os anos, em junho. Reza a lenda que ali é o lugar perfeito para fazer promessas e pedidos de um novo amor. Caso esteja sozinho e passe por ali, não custa nada tentar!
O Morro de Santo Antônio tem cerca de 900 metros de altitude e apresenta uma vista panorâmica de Guabiruba e da região. Muitas pessoas aproveitam o acesso íngreme para a prática esportiva, com ênfase nos pedais. Ciclistas são facilmente observados por ali mas, para os amadores, fica a dica: a subida é dura mesmo. São 54 quilômetros de esforço constante e compensados, claro, pela vista inspiradora do cume.
Morro de São José
Já com acesso pela rua Planície Alta, Guabiruba apresenta o Morro São José, com 750 metros de altitude. Em seu ponto mais alto foi construído um oratório e uma cruz em homenagem ao padroeiro, no ano de 1960, que ainda permanecem intactos no local. A visão dali também é privilegiada e as famílias encontram um lugar seguro e tranquilo para passar momentos juntos à natureza.
No entanto, a principal atração do Morro São José é a pista de parapente. Como Guabiruba tem condições climáticas e revelo que favorecem os vôos de longa distância, o local é um dos principais pontos do estado para a prática desse esporte e já foi sediado ali, inclusive, uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Voo Livre.
Em dias de competição, o Morro São José costuma reunir dezenas de competidores e apreciadores do parapente. E o espetáculo então se estende por toda a cidade, já que o céu se enche de asas coloridas e atletas obstinados. O recorde alcançado na prática do esporte no local é de 45 quilômetros de distância e 2.430 metros de altitude.
Trutas entre os morros
A dica gastronômica que para quem visita os morros de Guabiruba é o Pesque e Pague Lá nas Trutas, na subida do morro Santo Antônio. E o local também está bem no alto: cerca de 530 metros. Fundado pelo empresário Paulo Roberto Kormann há 12 anos, o local comporta cinco lagoas com, aproximadamente, 14 mil trutas.
Nos tanques disponíveis, a truta pode ser pescada pelo próprio visitante. Já a equipe do restaurante se encarrega da limpeza e preparo do alimento. Há também a opção de levar para casa, ao preço de R$ 17 o quilo da truta limpa.
O Peque Pague Lá nas Trutas está aberto aos sábados e domingos, das 8h30 às 18h. No sábado é servido almoço com pão, peixe, patês e verduras por peso. Já no domingo, o buffet livre, com mais de 20 opções de prato, custa R$ 20 por pessoa.
Além da gastronomia, o local também oferece atrações de lazer, como trilhas com 1h30 de caminhada. No percurso há muito verde, montanhas, relevos e águas de nascentes. Por essa razão, cerca de 400 pessoas passam por ali no final de semana.
Para reservas e mais informações, o telefone é (47) 9919-3900.
Material produzido pelo Brusque Convention & Visitors Bureau