Magia de 25 metros de altura
Certamente, muitos que estão lendo esta reportagem neste momento já dispõem de uma casa decorada com enfeites, luzes e, claro, a tradicional árvore de Natal. Mas, muito provavelmente, seu pinheirinho deve ter no máximo uns dois ou três metros de altura. Muitas pessoas, também, aproveitam as árvores que existem em seus quintais para enfeitá-las com as elegantes lâmpadas. Esse texto fala sobre uma destas pessoas. Porém, com um detalhe a acrescentar: a árvore em questão é um pinheiro de, aproximadamente, 25 metros de altura.
Conheça Ivo Heinig Junior, empresário e morador do Bairro Batêas, em Brusque. Foi dele a ideia de enfeitar a grandiosa árvore, que remonta uma das mais populares tradições associadas com a celebração da data mais importante do ano cristão. “Eu e meu cunhado, ano passado, numa conversa meio que informal, resolvemos enfeitar o pinheiro. Mas já era meio tarde. Mas esse ano a gente decidiu: ‘vamo fazê!’. Agora já está montada, funcionando e iluminando a noite”, contou para a Rádio Cidade.
E não foi nada simples colocar os enfeites na conífera. Mas, por sorte, Heinig tem contatos que o auxiliaram com um guincho. Isso mesmo, um guincho foi mobilizado para a operação de colocar as luminárias na planta. “A gente tentou com um caminhão munck. Mas como a altura era muita, tivemos que chamar um guindaste. Na realidade, o pinheiro tem 25 metros, com mais um metro de lâmpada. Então, tem mesmo que ser um guindaste, porque, senão, não alcança”.
A casa onde se encontra a gigantesca árvore está situada bem ao lado da empresa dele. O terreno pertencia, originalmente, ao avô de Ivinho, como é conhecido por seus próximos. A localidade está na família desde os idos de 1938. Onde era um rancho, hoje se tornou um rústico e elegante salão de festas, agora iluminado pelo belo e imponente pinheiro. “O pinheiro a gente acredita que tenha, no mínimo, 50 anos. Então, a gente vai preservando e surgiu essa ideia de alavancar isso aí para enfeitar esse pinheiro pra família inteira admirar”, pontua.
As luzes acendem, automaticamente, todas as noites. O que chama a atenção da vizinhança. Ivinho ressalta que todos que quiserem ver o que já virou atração na Rua Max Heinig, podem ficar bem à vontade. Da mesma forma, toda a população brusquense.
“O Natal é uma época especial. É uma renovação espiritual . A gente tenta preservar em família isso. Fomos criados dessa forma e queremos continuar dessa forma”, finaliza o empresário.
OUÇA A ENTREVISTA ACIMA DA MATÉRIA