Há algo a se comemorar?
Nesta quarta-feira (24) comemora-SE o Dia Nacional dos Aposentados. Nos últimos anos, o que se tem acompanhado no Brasil é uma pressão feita pelos sindicatos para que o governo federal atenda as reivindicações dos inativos.
Maria Roseli Beuting, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados de Santa Catarina, afirma que, embora tímidos, houve avanços. Porém, o aposentado na atualidade não consegue ter o devido reconhecimento pelos serviços prestados à nação.
As principais reivindicações da classe são o fim do fator previdenciário e que o governo conceda aumento salarial acima da inflação para os aposentados que ganham valor superior ao de um salário mínimo. Conforme Rose Beuting, é inaceitável a imposição do governo federal em relação ao aumento da aposentadoria.
Para ela, o fator previdenciário penaliza ao se utilizar de critérios de idade e de expectativa de vida, fazendo com que o trabalhador que completou 35 anos de carteira assinada pode perder até 40% do valor na hora da da aposentadoria.