Cidade terá abatedouro municipal
A construção do abatedouro municipal está entre as principais ações a serem realizadas pela Secretaria de Agricultura de Guabiruba em 2013. O estabelecimento pretende atender os mais de 600 agricultores do município com um local apropriado para o abate e armazenamento de produtos de origem animal.
O projeto do abatedouro está concluído e sua localização será analisada por órgãos ambientais. “Temos dois terrenos em vista para a obra, mas eles serão encaminhados para a Fatma (Fundação do Meio Ambiente) e para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para avaliação”, declara o secretário de Agricultura, Moacir José Boos.
Ele afirma que a característica dos agricultores da cidade é de trabalhar meio período em fábricas e o restante do tempo em suas lavouras. “Temos 636 propriedades com animais cadastradas no município. O abatedouro será utilizado tanto por aqueles que vão comercializar a carne quanto por aqueles que criam os animais para consumo próprio. Ter um local apropriado para o abate é uma questão de saúde pública”, afirma o secretário.
Boos garante ainda que a Secretaria continua com a distribuição de sementes de milho e com o subsídio na compra de fertilizantes. Permanece também a parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural da cidade (Aderg), com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
O secretário adianta que a tradicional festa do Colono será retomada no município. Será remodelada, incluída em uma festa ainda maior que vai ocorrer nos dias 7,8,9 e 10 de junho. “Queremos organizar uma festa que contemple as diferentes culturas que hoje existem na cidade e que seja encerrada com um grande desfile no dia 10 de junho, aniversário do município”, ressalta.