Dicas sobre cuidados com a segurança na alta temporada
Todo ano é a mesma coisa: as férias chegam e milhares de pessoas saem de viagem em busca de lazer, relaxamento, reflexão e vigor para um novo ano que está por vir. Ocorre que a volta pra casa para muitos é apenas o início de um grande pesadelo que, por vezes, ultrapassa ao 12 meses. A causa: furtos em residência.
Basta observar os números de boletins de ocorrência registrados nos três primeiros meses do ano para ver que a bandidagem, por vezes, faz a festa e leva tudo de valor das casas, o que, em determinadas situações, levou-se anos para conquistar.
Mas é possível diminuir as chances de criminosos invadirem as moradias. E foi para isso que a Rádio Cidade foi até o 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Brusque. Lá, a reportagem ouviu o comandante, coronel Moacir Gomes Ribeiro, que deu várias dicas para que esses números diminuam. Leia, ou ouça logo acima, com atenção.
De acordo com Gomes, o que se recomenda para as pessoas que irão se ausentar por um período maior de tempo é que deixem uma pessoa de confiança responsável por verificar periodicamente sua residência.
“Elas devem ver se as portas estão fechadas, se as janelas estão trancadas, se não tem nenhum ato de vandalismo nas residências, se não tentaram forçar nenhum cadeado, nenhuma porta, se as luzes externas estão apagadas, se não há sinais claros de que a casa está vazia, como revistas e jornais na frente. Para que você possa estar fazendo uma prevenção, o ideal é se utilizar de uma pessoa que tenha um pouco mais de proximidade com os proprietários”, afirma o oficial.
É importante solicitar que também fiquem atentos à presença de pessoas e veículos estranhos, principalmente nas altas horas da madrugada e durante os finais de semana. Qualquer atitude suspeita deve ser comunicada ao número de emergência da Polícia Militar (190).
O comandante do 18º BPM também solicita que, sempre que for possível, um alarme esteja ativado nas residências. Também é importante evitar que objetos de valor sejam deixados à vista de maneira fácil em garagens ou semelhantes. Para o policial, a oportunidade faz o ladrão. “O meliante quer facilidade, onde ele encontrar isso para praticar o seu delito, ele não vai pensar duas vezes”.