Casos de Dengue caem, diz governo
Dados do Ministério da Saúde apontam uma redução de 44% no número de casos graves de dengue no Brasil. Nas primeiras sete semanas deste ano, foram confirmados 324 casos graves, contra 577 em 2012, nesse mesmo período. O boletim epidemiológico da doença também registrou a queda de 20% no número de mortes por causa da dengue.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Segundo o ministro, a redução dos casos graves e a queda no número de mortes se deve a combinação de ações entre os municípios, estados e governo.
"Fazer as visitas domiciliares, sobretudo, na região sudeste do país, o controle do lixo na região norte e centro-oeste do País, o controle de reservatório de água na região nordeste do País. Mas, combinar isso com aquilo que pode salvar vidas ", disse ele.
Durante a apresentação do boletim epidemiológico da dengue, também foram divulgados dados do levantamento de índice rápido de infestação por Aedes aegypti. O levantamento serve para mostrar uma fotografia da situação da doença nos municípios, além do seu controle. Só neste ano, o Ministério da Saúde já investiu mais de R$ 173 milhões em medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue no país. O dinheiro é utilizado em compra de equipamentos e treinamento de profissionais de saúde.