Parceria para fortalecer a história
A prefeitura iniciou 2013 com novas propostas para valorizar a história de Brusque. Dentre elas, o Projeto Museu Aberto, que tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa, fomentar a captação de recursos e propor ações de caráter educativo e cultural. Nesta terça-feira (26), a iniciativa ganhou um importante reforço com a celebração de uma parceria com o Museu e Arquivo Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, a Casa de Brusque.
A novidade foi oficializada em um encontro realizado na sede da entidade. Para o historiador Marlus Niebuhr, representante da prefeitura, a parceria define uma ação fundamental para valorizar os museus e possibilitar políticas públicas voltadas para a democratização e acesso a bens culturais, à pesquisa e à organização de acervos.
Niebuhr, que também é diretor de patrimônio histórico, agradeceu o apoio e sensibilidade da secretaria da Educação em ceder o servidor Dr. Aldonei da Silva Lopes, com experiência na pesquisa histórica, para colaborar no projeto elaborado pela Fundação Cultural de Brusque.
“A importante parceria entre a FCB e a secretaria de Educação tem como missão desenvolver ações que estimulem a preservação da memória, a pesquisa e apoio a nossas instituições museais”, disse ele.
Na ocasião, o presidente da Sociedade Amigos de Brusque (SAB), Marcelo Baron, destacou a importância de ações voltadas para entidades que guardam a memória da cidade, salientando o empenho de sua instituição para a publicação da revista Notícias de Vicente-Só e o valioso acervo deste museu.
Novas parcerias estão sendo estudadas para este ano, revelou Niebuhr, lembrando que o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim participará, em breve, de um projeto inovador que será realizado na cidade.