Educação com novos fiscalizadores
Incentivar a participação da comunidade nas ações desenvolvidas pela prefeitura de Brusque. Na noite desta terça-feira (26), o envolvimento da população nos serviços ligados à educação foi reforçado com a escolha dos novos representantes para os conselhos de Alimentação Escolar e de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
A escolha aconteceu durante uma reunião entre a secretária de Educação, Gleusa Fischer, e representantes das associações de pais e professores da cidade. O encontro foi realizado no auditório da Faculdade São Luiz e contou com a presença de, aproximadamente, 50 pessoas. Além de definirem os nomes que estarão à frente dos trabalhos nos conselhos, os presentes também puderam conhecer de perto o trabalho realizado nas ações de acompanhamento e fiscalização.
Scheila Suavi Hames é uma das titulares do Conselho de Alimentação Escolar, que se voluntariou para acompanhar os trabalhos por mais um ano. Ela destaca que o envolvimento nas atividades do conselho tem possibilitado uma nova visão do serviço prestado à comunidade. “É muito bom poder acompanhar de perto o que acontece na rotina das escolas, conferir os alimentos chegando, como são armazenados e oferecidos às crianças”, avalia.
Gleusa também aproveitou o encontro para elencar uma série de benfeitorias executadas pela prefeitura ao longo dos últimos anos. Dentre elas o fornecimento gratuito do uniforme e material escolar – que gera grande economia às famílias –, a aquisição de novos ônibus para o transporte de estudantes, além dos investimentos na reforma e ampliação das escolas. A secretária ainda lembrou da criação de novas vagas que serão ofertadas com a conclusão das obras nos novos Centros de Educação Infantil na Limeira, Rio Branco e Santa Luzia.
Conheça os conselhos
CAE – Conselho de Alimentação Escolar
É órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento e possui como atribuições/atividades: analisar a prestação de contas e outros documentos financeiros; participar das etapas de controle de qualidade (zelar pela qualidade dos alimentos, orientar quanto ao armazenamento, fiscalizar o veículo que transporta os alimentos, orientar as merendeiras); verificar se o cardápio está sendo cumprido; acompanhar se os cardápios estão sendo aceitos pelos alunos; dentre outras atribuições.
Representantes eleitos:
Taise Liliane da Silva Moreton - APP CEI Sofia Dubiella
Robisson Rodrigo da Cunha - APP EEF PROFª Augusta Knorring
Evandro Hochsprung - APP EEF Padre Luis Gonzaga Steiner
Scheila Suavi Hames - APP CEI Tia Laura
Cacs Fundeb
É um colegiado formado por representações sociais variadas e sua atuação deve acontecer com autonomia, sem subordinação e sem vinculação à administração pública estadual ou municipal. Tem atribuição de analisar os demonstrativos e relatórios para acompanhamento permanente das ações realizadas com os recursos recebidos do Fundo; verificar todos os aspectos relacionados à aplicação dos recursos; supervisionar o Censo Escolar anual e a elaboração da proposta orçamentária anual do respectivo município; dentre outras atribuições.
Representantes eleitos:
Vanessa Suem - APP CEI Max Rodolfo Steffen
Edson Sewald - APP CEI Noêmia Walendowsky Fialho
Jesua Evangelista dos Santos - APP EEF Padre Carlos Fuzão