Nada definido na manhã desta quarta
Exatamente às 7h40min da manhã desta quarta-feira (13), horário de Brasília, a chaminé implantada no topo da Capela Sistina anunciou, pela segunda vez, que não houve consenso entre os cardeais para a escolha do novo papa. Muitos turistas esperavam, debaixo de chuva, pela fumaça branca, que anuncia o sumo pontífice.
A fumaça negra confirmou que, nas duas votações da manhã, nenhum dos cardeais atingiu o mínimo de 77 votos para ser escolhido. Outras duas votações devem acontecer durante a tarde para, quem sabe, definir o novo nome do comandante da Igreja Católica. De acordo com jornalistas especializados no dia-a-dia do Vaticano, existe uma chance de que a fumaça das 19h, no horário de Roma (15h em Brasília), anuncie o novo papa.
No último Conclave, em 2005, o agora papa emérito Bento XVI foi escolhido durante o segundo dia de reunião dos cardeais, na primeira votação da tarde. O Conclave mais longo da história durou dois anos, nove meses e três dias, e definiu Teobaldo Visconti, que seria chamado de Gregório X, como novo papa. A eleição aconteceu entre os anos de 1268 e 1271.
O Conexão Vaticano tem o patrocínio de Brusque Convention & Visitor Bureau, Fine Collection, Cadore Malhas, Iberall Viagens e Turismo, Rio Vivo Ambiental e Master Shopping Atacadista.