Sistema de controle de frotas permite mais transparência
A parada na guarita no momento da entrada e saída dos veículos já é um hábito entre os motoristas e operadores da secretaria de Obras de Brusque que, desde 1º de abril, têm uma nova rotina. O motivo da parada é tão importante quanto a própria realização dos serviços, pois repassar aos servidores das guaritas a quilometragem e o destino para onde vão é uma das etapas do novo controle de frotas implantado, que visa uma Secretaria inovadora, informatizada e, sobretudo, transparente.
Ainda em 2012, as primeiras medidas foram tomadas para implantação do sistema, com a relação e identificação de todo maquinário. No início deste ano, todos esses dados foram repassados ao programa, que podem ser visualizados e fiscalizados em tempo integral. O objetivo já começou a ser alcançado com o acompanhamento mais minucioso das manutenções, rastreamento dos veículos e baixa nos custos com mecânica.
Além de informatizar os meios de fiscalização, novas tecnologias estão sendo introduzidas, como a colocação de dois chips em tecnologia 3G nos veículos e equipamentos. A partir de informações transmitidas via torre de celular, o responsável acompanha pela secretaria a rota de cada maquinário confrontando com as informações repassadas na saída. Os dois chips ainda são um teste, que passarão por uma aprovação dos resultados para posteriormente novas aquisições.
O próximo passo será exigir que os terceirizados também adotem estas tecnologias, para que também sejam acompanhados. Na próxima licitação ainda serão requeridos veículos para transporte de material com cabine estendida, própria para o transporte de pessoas que atendam as normas de trânsito.