Comemoração iniciou há 127 anos
Feriado nacional, o dia do trabalhador não é apenas um dia onde a grande maioria das pessoas fica em casa, descansando. É uma data que serve para reflexão, já que começou a ser comemorada através de um manifesto de trabalhadores, que pediam a redução da jornada de trabalho, em Chicago (EUA), no ano de 1886, que resultou em uma greve geral e na morte de oito manifestantes.
No Brasil, principalmente na Era Vargas, o dia do trabalho era considerado pelos sindicatos um dia de protesto e críticas ao modelo que o Brasil trabalhava sua questão socioeconômica, situação contornada pelo próprio Getúlio Vargas com suas ações. No país, a data é comemorada desde 1895, porém, tomou força com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em um 1º de maio, no ano de 1943.
Caracterizado pelo forte envolvimento com os movimentos sindicalistas, o dia do trabalhador é comemorado atualmente em vários lugares do país com grandes festas. Uma forma de homenagear cada pessoa que ajuda a movimentar a economia de sua cidade, mas também lembrando aqueles que manifestaram e buscaram melhores condições de trabalho, além da garantia dos direitos.