Atrasados poderão declarar a partir de hoje
Mais de 26 milhões de contribuintes entregaram até o final do prazo suas declarações de Imposto de Renda, superando o número de 2012, quando foram registradas 25,2 milhões. Porém, muitos perderam a data e não entregaram. Para isso, a Receita Federal libera, a partir desta quinta-feira (2), a declaração, mas com multa.
O sistema foi tirado do ar após o encerramento do prazo legal para as declarações e será ligado a partir das 8h para os atrasados acertarem as contas com o fisco. Em caso do contribuinte não ter imposto a pagar, a multa será de R$ 165,74. O documento de arrecadação de Receitas Federais (DARF) será emitido após a entrega da declaração pelo próprio sistema.
O aplicativo não precisará ser instalado novamente no computador para calcular a multa, já que foi tirado do ar justamente para a atualização de dados e dos cálculos. A Receita Federal também divulgou o calendário de restituições, que serão pagas em sete lotes mensais, começando no dia 17 de junho, e seguindo até o mês de dezembro.
Para entregar a declaração, o contribuinte não pode mais optar pela entrega do disquete nas agências bancárias. A Receita Federal só aceita declarações pela internet, ou entregues através de mídia removível (pen drive, HD externo), diretamente na agência da Receita dos municípios.