7º Desfile das Costureiras colocará as profissionais em destaque
No próximo dia 25 de maio, as costureiras novamente serão o grande destaque. Além da comemoração do Dia da Costureira, o Santos Dumont receberá a 7ª edição do Desfile das Costureiras. O evento foi lançado em uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (17), no campus da Unifebe.
O evento iniciou com o Sintrivest, e segundo a presidente do sindicato, Marli Leandro, a ideia surgiu de marcar o Dia Nacional da Costureira em forma de homenagem para a maior parte das associadas na entidade. Porém, ela não tinha noção do crescimento que o evento teria ao longo do tempo.
Para Marli, a profissão de costureira é muito nobre, pois elas vestem todas as pessoas, desde o traje mais simples ao mais complexo.
A presidente do Sindivest, Rita Cássia Conti, falou sobre as costureiras como a “cereja do bolo”, por conta da importância dessa profissional em toda a cadeia têxtil. A presidente do sindicato patronal também afirmou que a profissão precisa ser valorizada e também com isso ser renovada, pois boa parte da economia da região ainda depende do setor de confecções.
Rita também salientou a importância das várias entidades que apoiam o Desfile das Costureiras e a boa relação entre os sindicatos patronal e laboral, que em conjunto pensam no bem de toda a classe.
O coordenador do curso de Design de Moda da Unifebe, professor Rodrigo Zen, destacou que a turma da 5ª fase do curso é que está à frente do projeto de criação das peças, baseadas na década de 1970.
Todo o processo de criação foi pensado junto das costureiras, e as peças já estão em fase final de produção para o desfile da próxima quinta-feira (25). Segundo o professor, os acadêmicos estão empolgados com a ideia.
Além disso, as costureiras passarão por um dia de atenção e preparação total. Elas serão recepcionadas no salão Cristiano Pinheiro, onde receberão maquiagem, preparação do cabelo, com tudo à disposição para a noite onde serão destaque.
O 7º Desfile das Costureiras é uma realização do Sintrivest e do Sindivest, e tem apoio da Fiesc, Senai e Unifebe.